A Comissão Concelhia de Odivelas do PCP, reunida na segunda-feira, dia 29 de Março de 2021, aprovou o candidato da CDU à Presidência da Câmara Municipal de Odivelas para as eleições autárquicas que se irão realizar este ano.
O candidato será Fernando Painho Ferreira, actual vereador da CDU na Câmara Municipal de Odivelas.
Painho Ferreira esteve ao lado das populações e dos trabalhadores nas seguintes lutas:
• contra a construção da linha circular do Metro de Lisboa e a consequente amputação da Linha Amarela e do direito do acesso direto dos residentes a Norte de Lisboa, ao acesso direto ao centro daquela cidade;
• pela reposição das freguesias extintas;
• na defesa dos SIMAR na esfera pública, como forma de defesa da água pública;
Esteve na linha da frente da luta pela extinção da Sociedade Odivelas Viva (PPP – Parceria Público Privada), negócio ruinoso para o Município de Odivelas.
Denunciou a repercussão das taxas de ocupação do solo sobre os consumidores finais, situação ilegal, mas que ainda se mantêm, quando estas taxas deviam incindir sobre as empresas que utilizam o subsolo.
Foi o rosto da proposta da CDU pela construção do Parque Verde Urbano da Cidade, para melhorar o usufruto da cidade pelos seus cidadãos, teve e tem um papel activo para travar o crescimento do betão e a especulação que gira à sua volta.
Defendeu a reconversão e consequente colocação ao serviço da população do Mosteiro de S. Dinis. Defendeu também a abertura à fruição colectiva das populações, em especial dos Jovens do Concelho, do Complexo Desportivo de Porto Pinheiro.
Fernando Jorge Painho Ferreira tem 67 anos de idade. É engenheiro civil e tem 2 filhos.
Foi trabalhador nas empresas Mague e ABB.
Integrou a UEC – União dos Estudantes Comunistas em 1974 e, no mesmo ano, aderiu ao PCP.
Foi eleito da CDU na Assembleia Municipal de Lisboa, no mandato de 1985 a 1989. Foi eleito da CDU na Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia de Belém, no mandato de 1989 a 1993. Foi eleito da CDU na Assembleia de Freguesia de Monte Abraão- Queluz, no mandato de 1997 a 2011. Foi eleito da CDU na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ramada-Caneças e eleito da CDU na Assembleia Municipal de Odivelas, entre 2013 e 2017.
Foi candidato da CDU à Assembleia da República nas Eleições Legislativas de Outubro de 2015.
É actualmente vereador, eleito pela CDU, na Câmara Municipal de Odivelas.
É membro da Comissão Concelhia de Odivelas do PCP.
Odivelas, 6 de Abril de 2021
O Gabinete de Imprensa da CDU