teixeirapascoais20210423

Os eleitos do PCP há mais de 8 anos que acompanham os problemas associados à requalificação da EB1/JI Teixeira Pascoais

teixeirapascoais20210423Numa iniciativa junto à entrada da escola Teixeira Pascoais, João Ferreira, Vereador do PCP na CML e candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, acompanhado de outros eleitos do PCP na AML e Freguesia, estiveram em contacto com os pais e encarregados de educação, para reafirmar a importância da conclusão célere das obras.

Em 2013

Visitámos a escola e reunimos com a Associação de Pais. Registámos as suas preocupações e colocámos à discussão na Câmara e na Junta de Freguesia a urgência de requalificação deste equipamento.

Em 2017
Depois de iniciadas as obras, regressámos à escola, desta vez reunimos com a Coordenação da escola e Direcção do Agrupamento, identificámos que as condições onde as crianças estavam a ter aulas, os denominados monoblocos, não tinham as condições necessárias para garantir o conforto e segurança das crianças, dos professores e dos auxiliares.
Foram solicitadas explicações ao executivo camarário do PS e BE, apresentámos requerimentos e reivindicámos medidas para acautelar que fossem garantidas as condições para um bom funcionamento das aulas. Nessa altura, foram colocadas coberturas nos pátios do recreio que não existiam, procedeu-se à reparação dos monoblocos, à instalação de bebedouros e ao reforço da iluminação.

Em 2019
Depois da obra parada, foi necessário lançar um novo concurso público. Apresentámos uma proposta na CML, aprovada por maioria, que deliberou reforçar a equipa de trabalho responsável pela conclusão e lançamento do novo concurso público, com caracter prioritário e que fosse definido um projecto de intervenção para implementar medidas provisórias, que garantissem a segurança e conforto da comunidade educativa.

Em 2020
As obras iniciaram-se em Setembro de 2020, e já existe um atraso no prazo da sua conclusão, as crianças que iniciaram o seu percurso escolar no 1º ciclo, numa escola em obras, com os espaços exteriores condicionados, em salas que são monoblocos, sem um ginásio, sem um refeitório vão terminar este ciclo sem que estejam concluídas as obras.

Para além destes momentos que destacamos, os eleitos do PCP na CML, AML e Junta de Freguesia fizeram várias intervenções para que este problema não fique esquecido e que se encontre uma solução.