Fruto de opções políticas do executivo PS na gestão dos Serviços Municipalizados de Loures, apesar dos repetidos alertas e propostas apresentadas pelos eleitos da CDU nas Câmaras e Assembleias Municipais de Loures e Odivelas, a deficiente recolha de resíduos sólidos urbanos nestes dois concelhos, atingiu uma situação desastrosa, incompatível com as exigências mínimas de saúde pública e de preocupação com os interesses das populações.
A CDU repudia por completo a falta de investimento, a degradação das condições de trabalho a que os trabalhadores estão sujeitos, o desprezo pelo bem-estar das populações e alerta para o facto de, independentemente de declarações de intenções, o Presidente da Câmara Municipal de Loures estar, objetivamente, a abrir caminho para que, mais cedo ou mais tarde a privatização seja apresentada como a solução para este problema, colocando ao dispor de uma entidade privada uma possibilidade de obtenção de enormes mais-valias, à custa de um serviço ineficiente e do pagamento de taxas ainda mais elevadas.
Aliás, o chamado desentendimento entre a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas e o Presidente da Câmara Municipal de Loures, ambos do PS, deu já o resultado previsto, quando a Presidente da CM Odivelas anunciou, a intenção da concessão destes serviços, com a consequente saída dos SMAS.
Relembramos que a população de Loures e Odivelas viu elevada a sua fatura dos SMAS em 104% nos últimos 10 anos, um autêntico roubo às famílias e que em troca vê o lixo acumular-se pelas ruas, pondo em causa a sua segurança e saúde.
Questionamos as razões para que nos últimos 12 anos, as Câmaras Municipais de Loures e Odivelas, ambas geridas pelo PS neste período, não terem chegado a acordo para a inter-municipalização dos serviços, que serviria os interesses das populações.
A CDU não tem dúvidas de que, com uma gestão competente, os SMAS têm todas as condições para prestar um serviço público de qualidade à população.
A CDU destaca a necessidade da elaboração urgente de um plano de investimentos que reponha a capacidade operacional dos SMAS.
A natureza e a gestão pública municipal dos SMAS é a única solução que defende os interesses dos trabalhadores do município e das populações nos concelhos de Loures e Odivelas.
Loures,11 de janeiro de 2013
A CDU nos concelhos de Loures e Odivelas