A mobilidade no interior do concelho de Odivelas tem vindo, ao longo dos últimos anos, a degradar-se.
Assistimos a uma redução significativa dos transportes públicos, pondo em causa a rapidez de deslocações que as populações diariamente têm que realizar. E de redução em redução, estamos quase no 24 de Abril… Senão vejamos:
Na última “reestruturação” realizada pela Rodoviária de Lisboa, (em Março de 2015) a que denominou “ajustamentos de horários”, “alterações de percurso” e “integrações de serviço”:
– Os ajustamentos de horários representaram menos 18 viagens diárias ao serviço dos utentes.
– As “alterações de percurso” representam a redução desse mesmo percurso para metade. As carreiras 214 (Campo Grande – Casal da Paradela) e 226 (Campo Grande – Arroja) deixaram de ir ao Campo Grande e passaram a ficar no Sr. Roubado.
– A “integração de serviços” que resultou na fusão da carreira 901 (Campo Grande – Caneças) com a
231 (Pontinha – Caneças) representou uma redução de 26 viagens ao sábado e 12 viagens ao domingo na
carreira 901.