Câmara falha compromissos!

PAESO
 
A Câmara Municipal de Odivelas continua sem pagar as verbas destinadas às entidades de apoio social e que intervêm junto de milhares de utentes e famílias do concelho. Sendo apenas 50 mil euros as verbas aprovadas para este efeito, estas são de grande importância para as entidades em questão e a Câmara Municipal de Odivelas ainda não procedeu ao seu pagamento. Afinal, tanta conversa sobre o apoio ao associativismo, sobre o estado social, as crianças e os idosos, e o resultado é a sistemática falha de compromissos e o desinvestimento continuado nas instituições que substituem o estado na sua competência de prestar apoio social. O discurso não cola com a prática.
O Programa de Apoio às Entidades Sociais de Odivelas (PAESO) destina-se a apoiar, embora pouco, as entidades que intervêm na área social. São inúmeros os tipos de serviços que estas entidades prestam à população de Odivelas.
 
Creches, infantários, ATL’s, centros de dia, apoio domiciliário, são alguns dos equipamentos geridos por estas entidades, sem fins lucrativos, e que estão ao dispor da população do concelho.
 
O programa PAESO estabelece os critérios para a atribuição de apoios a atribuir à instituição sociais, considerando a sua actividade e número de utentes. Para 2010 foram aprovados apoios no valor de mais de 50.000€. Até agora não foram pagos.
 
Num momento em que se agudizam os problemas sociais, em que aumentam as dificuldades das instituições que, nunca é de mais referir, substituem o estado nas suas obrigações, assistimos a uma total falta de sensibilidade por parte de quem tanto fala das políticas sociais e do apoio aos mais carenciados…
 
PS e PSD, na Câmara de Odivelas, têm uma prática política esquizofrénica. Quando falam para os jornais, em discursos solenes é só facilidades mas, quando decidem é sempre ao contrário do que prometem, faltando aos compromissos que assumem.
 
Com esta gestão PS/PSD, na Câmara Municipal, Odivelas está a perder todas as oportunidades…
 
Odivelas, 27 de Janeiro de 2011
Gabinete de Imprensa