Não à alteração da rede de transportes públicos

A última proposta de alteração à rede de Transportes na Área Metropolitana de Lisboa, mantém um conjunto de medidas que, a concretizarem-se, serão graves para a população do Concelho de Odivelas:

• É o encurtamento do percurso do autocarro 36 para o Sr. Roubado, retirando-o de Odivelas, o mesmo acontecendo com o 726, que deixa de ir ao centro da Pontinha;

• É a extinção da carreira 205 da rede da Madrugada que embora tenha como destino o Bairro Padre Cruz, é utilizado pela população da Pontinha.

No seu conjunto, as alterações nestes autocarros afeta mais de 5.000 pessoas por dia!


Depois de nos últimos anos os planos de transportes e mobilidade dos anteriores governos terem retirado todos os outros autocarros da Carris que serviam a cidade de Odivelas, o Governo pretende agora, com a retirada do 36 acabar definitivamente com a Carris nesta cidade.

Sem ter em conta que este seja o único autocarro que permite ir diretamente de Odivelas para várias zonas de Lisboa sem ter que se fazer mudanças e que seja também o único autocarro da Carris que faz a ligação de Odivelas ao Metro no Sr. Roubado. Sem ter em conta que um estrato da população não circula de Metro porque se sente mais segura deslocando-se de autocarro.

Para o Governo, o que verdadeiramente conta nesta decisão é preparar o terreno para entregar as empresas públicas de transporte à iniciativa privada, tornando também os transportes públicos numa atividade lucrativa, à conta dos utentes e das transferências de avultadas verbas do erário público.

A retirada do 36 de Odivelas prejudicará em particular a população da zona das Patameiras, Bairro Lima Pimentel, Pombais, Bairro Olaio, Av. D. Dinis, Bairro do Espírito Santo e, sobretudo, os mais idosos.

Relativamente ao Metro, sendo positivo que se mantenha o horário de funcionamento, facto que se deve à contestação generalizada das populações e às críticas das autarquias, o modelo previsto para o seu funcionamento irá dificultar a vida dos utentes. Porque aumenta o tempo de espera dos comboios, já que a velocidade será reduzida de 60 para 45 Km/hora.

Porque na linha Azul entre o Colégio Militar e a Amadora, a frequência dos comboios, fora da hora de ponta, será reduzida para metade face ao restante troço da linha.

Ao agravamento da oferta de transportes, contrapõe-se o aumento incomportável dos preços dos passes sociais. Depois dos brutais aumentos em Agosto, há apenas 5 meses, o Governo acaba de anunciar mais aumentos já para fevereiro. Só o passe para o Metro fica a custar mais 5,10€, o que significa um aumento de 21%.

Ao mesmo tempo, o Governo corta no desconto do passe social para os idosos e os estudantes, agravando ainda mais a já difícil situação económica das famílias e provocando o aumento do isolamento dos idosos.

Por tudo o exposto, e considerando:

Que a população de Odivelas tem sido nos últimos anos furtada nos seus direitos no que se refere aos transportes públicos e que agora uma vez mais será significativamente prejudicada no acesso à mobilidade;

Que com estas medidas a população de Odivelas fica com um serviço de transporte pior e mais caro;

Que no seu conjunto, estas medidas contribuirão para a redução da qualidade de vida dos Odivelenses.

A Câmara Municipal de Odivelas, reunida na sua 2a reunião ordinária de 2012, delibera:

1. Rejeitar o encurtamento do percurso dos autocarros 36 e 726, bem como a extinção do autocarro 205;

2. Exigir do governo a melhoria da rede de transportes no Concelho, designadamente a ligação entre as diversas Freguesias;

3. Solidarizar-se com as lutas das populações por uma melhor rede de transportes e contra o aumento insuportável do seu custo.

Odivelas, 25 de janeiro de 2012

Os Vereadores da CDU

Maria Luz Nogueira
Rui Francisco
 

2ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas