Situação dos Bairros do Olival Basto – 22/03/2006

DECLARAÇÃO POLÍTICA DOS VEREADORES DA CDU

Na sequência de várias visitas que os vereadores da CDU têm levado a efeito, sentimo-nos na obrigação de expor hoje a situação com que nos deparámos no passado fim de semana nos bairros da freguesia do Olival Basto.

Cassapia – principais problemas – choque cultural, que por vezes passa pelo desrespeito dos vizinhos. (Conflitos culturais). As pessoas não podem descansar, por existir muito barulho e não haver o policiamento adequado.

Bairros do OlivalCondições de habitabilidade muito precárias – não são permitidas obras e as construções, que são muito precárias, estão altamente degradadas. Muita insalubridade. Muitas situações de arrendamento com níveis de especulação elevado.

Não há saneamento básico, mas as pessoas queixam-se de pagar no recibo da água a taxa de saneamento. Os esgotos correm directamente para a linha de água, que está atulhada.

Escola – as crianças deste bairro, dado os difíceis acesso e comunicações com a sede de freguesia, frequentam as escolas da Ameixoeira, Galinheiras e Lumiar. Os pais já foram avisados que para o próximo ano lectivo os seus filhos dificilmente poderão continuar a frequentar as respectivas escolas e que têm que ir para a escola da freguesia e não haverão novas inscrições de crianças do bairro naquelas escolas. Não há transportes do bairro para o Olival nem vice versa. O caminho é muito mau.

Testemunho de muitas moradoras contam que antigamente viviam melhor que agora. Agora não têm segurança, não há limpeza. Esta última existe só na rua principal. Ninguém faz nada no bairro. O bairro serve de passagem, corredor para tráfico e consumo de droga, para as Galinheiras. Altas velocidades por caminhos quase intransitáveis. Muito recentemente fizeram um abaixo assinado para a Junta para implementação de sentidos únicos nas ruas. Não tiveram respostas.
Bairros do Olival
Qt.ª da Serra e Qt.ª da Várzea – Nestes bairros os problemas são idênticos, alguns menos gravosos. Têm saneamento básico. Os problemas aqui passam pela implementação de sinalização para regular a circulação rodoviária, falta, ou têm pouca iluminação pública. Faltam transportes. Só há transportes públicos até à parte de baixo da Qt.ª da Várzea. O acesso que estava em vias de ser feito pela CDU quando estava na Junta, continua na mesma. Em relação à escola – o transporte das crianças é feita por uma carrinha particular, de 9 lugares, que levanta muitas dúvidas quanto a condições de segurança.

Perante o exposto, os vereadores da CDU exigem que sejam tomadas as seguintes medidas:

  • indagar junto dos SMAS qual a razão porque cobram taxa de esgoto aos moradores, se estes não existem no bairro;
  • indagar a razão porque a limpeza das ruas não é feita;
  • promover a sinalização nos arruamentos pois há situações de elevado risco;
  • promover a iluminação mínima das ruas para melhorar a segurança das pessoas;
  • defender junto da PSP uma maior vigilância e policiamento.

Odivelas, 22 de Março de 2006

Os vereadores da CDU