Saúde em Odivelas em queda livre

As notícias recentemente divulgadas sobre mais um adiamento na construção dos tantas vezes prometidos e tantas vezes adiados novos centros de saúde no Concelho, bem como a iminente redução, drástica redução, do número de enfermeiros, com o despedimento de 22 enfermeiros a desempenhar funções quer nos centros e extensões de saúde de várias freguesias quer na Equipa dos Cuidados Continuados Integrados, neste caso com a iminência de extinção deste inestimável serviço prestado à população, quando o numero de pessoas que dele precisam é cada vez maior, só podem merecer e justificar, infelizmente mais uma vez, o mais veemente protesto e profunda indignação dos eleitos da CDU nesta Câmara Municipal.

A população de Odivelas tem visto de ano para ano agravar-se a situação da saúde no Concelho. Por falta de médicos, por falta de enfermeiros, por falta de centros de saúde em condições.

Há muito que nós, eleitos da CDU, vimos denunciando estas situação, com o acesso aos cuidados de saúde a degradar-se, as instalações insuficientes e em condições indignas, a extinção de especialidades, a redução continuada do número de médicos, com mais de 1/3 dos utentes sem médico de família, a diminuição do número de enfermeiros e de outro pessoal de saúde, quando a população não pára de aumentar e está cada vez mais envelhecida e a necessitar de mais cuidados de saúde, num absoluto e inaceitável desrespeito pelas necessidades e direitos da população de Odivelas, por parte dos diferentes governos sejam eles do PS ou do PSD/PP, quantas vezes com a cumplicidade, a complacência ou o mutismo de que tem gerido os destinos desta autarquia.

Não nos esquecemos dos contratos-programa assinados em 2001 pelo Governo PS para construção de 3 novos centros de saúde, que deveriam estar concluídos em 2004 mas que nunca saíram do papel.

Há dois anos, em 2009, mais uma vez, foram alimentadas expectativas, com novos contratos, anúncios, promessas e garantias de que seriam construídos 4 novos centros de saúde – desta vez eram 4.

Vedaram os terrenos na Ramada e na Póvoa, nada mais…. Agora o Governo PSD/PP suspende tudo e o filme repete-se…

Mas quando, até aqui nesta câmara, expressámos as nossas preocupações e receios, quando manifestámos as nossas dúvidas e reservas sobre as reais motivações destas promessas e anúncios feitos em vésperas de eleições autárquicas, rapidamente fomos apelidados de cépticos, pessimistas, desconfiados e até “Velhos do Restelo”.

Exactamente pelos mesmos que repetidamente fizeram promessas que não cumpriram, assumiram compromissos que não honraram, criam expectativas que defraudaram e não podem, por isso, deixar de ser também responsabilizados pelo estado insustentável a que se chegou, porque para ela também contribuíram.

A situação bateu no fundo e as medidas que se anunciam são mais um ataque inaceitável ao Serviço Nacional de Saúde que põe em causa o direito dos cidadãos a cuidados de saúde, com qualidade e para todos.

E exige uma actuação determinada, vigorosa e inequívoca por parte de todos os que foram eleitos pelos munícipes deste concelho para os representar e defender os seus interesse e direitos. Não é tempo para meias tintas.

Pela nossa parte, eleitos da CDU, continuaremos como sempre temos feito, ao lado da população de Odivelas que, repetidamente tem feito ouvir o seu protesto, na defesa da saúde a que têm direito, e manifestamos, clara e inequivocamente, a nossa solidariedade com os enfermeiros que em Odivelas estão à beira do desemprego, quando fazem tanta falta, e o nosso apoio à acção de luta já marcada e promovida pela estrutura sindical que os representa.

Odivelas, 27 de Setembro de 2011
Os Vereadores da CDU