Ponto 11 – Proposta de Apoio aos Projectos Escolares na Área de “Educação, Sociedade e Cidadania” das Escolas do Ensino Básico, Secundário e Profissional da Rede Pública,
para o ano lectivo de 2006/2007
Estamos novamente a falar de projectos e nós gostaríamos de deixar aqui algumas reflexões que consideramos pertinentes.
Penso que todos passámos pela tenda na Escola Braancamp Freire. Eu só consegui ir no último dia e confesso que fiquei desapontada para não dizer triste.
O esforço de muitos alunos estava traduzido em lixo, a maioria das colagens tinham caído das cartolinas, as cartolinas já não se aguentavam nos placards. As que resistiram estavam cobertas de pó.
Montar uma tenda e uma exposição daquelas dimensões, dar espectáculos e ser este o único local onde as crianças estão não foi nem será no futuro uma boa ideia. E o sítio não foi o mais indicado até relativamente aos transportes. O caminho era estreito e os autocarros tinham ainda dificuldade em fazer manobras. Para alguns pais o horário também não ajudou, a tenda encerrava demasiado cedo.
Depois temos que pensar no modelo no programa desta mostra de projectos. E esta mostra de projectos não deve ser só uma mostra visual de trabalhos como uma exposição, ela deve ter e já teve outras vertentes. (contar experiências).
Há escolas em que a participação pode ir para além de um simples placard e seria bom que estas escolas pudessem apresentar esse outro trabalho. Há a troca de experiências que é sempre de apoiar e os professores gostam de trocar ideias conversar sobre o que cada um fez ou está a fazer. Nesta tenda não tinham condições.
É altura agora no início do ano lectivo de reunir com as escolas, talvez fazer um balanço, uma avaliação do trabalho realizado. Sei que chegaram à Câmara opiniões de algumas escolas, é bom tê-las em conta e encontrar um modelo de projecto que nos permita construir um programa que de facto reflicta o trabalho e a dedicação das escolas.
Repensar também outro local para que se possa ver de facto exposições de trabalhos, assistir à projecção de trabalhos em Power Point que existiam, e até através dos computadores ver trabalhos de escolas que, com o novo mundo das tecnologias, não cabem já nas cartolinas.
Este caminho tem que ser feito com os professores, comas as associações de pais. O modelo de mostra de programas não pode ser nem deve ser imposto por um departamento, mesmo que ele se chame de Educação.
Quero referir também que o subsídio está a chegar muito tarde às escolas. O mês de Abril seria o indicado.
Os vereadores da CDU