Taxa Municipal de Direitos – 05/09/2007

DECLARAÇÃO DE VOTO DOS VEREADORES DA CDU

Ponto 3
Taxa Municipal de Direitos de Passagem

A Assembleia da República legislou pela aplicação de uma Taxa Municipal de Direito de Passagem (TMDP) que foi sempre reivindicada pela Associação Nacional de Municípios mas para ser suportada pelos respectivos operadores, fornecedores de serviços através da rede instalada.

Não quiseram que fosse assim, o PS e o PSD, aprovaram uma Lei que transferiu das empresas operadoras para os consumidores a obrigatoriedade de pagamento desta taxa.

É por isso que lamentavelmente assistimos ao anúncio na comunicação social de altíssimo e escandalosos lucros dessas empresas ao mesmo tempo que é publicitado o agravamento sempre crescente do custo de vida para a esmagadora maioria das famílias portuguesas, levando-as ao endividamento insuportável.

Apresenta hoje a esta Câmara, a aliança PS/PSD, uma proposta para que seja aprovada uma Taxa Municipal de Direito de Passagem de 0,25% sobre o valor da factura de cada cliente, residente no nosso concelho, valor este máximo previsto no Artº 106º, nº2, alínea b), da Lei 5/2004 de 10 de Fevereiro. Daqui podemos inferir que se a Lei o permitisse a taxa hoje proposta ainda seria maior.

A posição que tomamos hoje é a mesma que já manifestámos em anos anteriores – votámos contra – pois a vida dos nossos munícipes piora dia a dia, aliás como acontece com a esmagadora maioria do nosso povo: – O desemprego aumenta, os salários reais baixam, os juros e os preços dos produtos de primeira necessidade aumentam diariamente, reformas cada vez mais desvalorizadas o que coloca muitas famílias do nosso concelho próximo da insolvência. A Taxa agora proposta, a máxima que a Lei permite, vai agravar ainda mais as dificuldades das famílias do nosso concelho. A nosso ver, esta Taxa Municipal, tendo que ser paga, lamentavelmente, pelos consumidores, não devia ultrapassar os 0,15%, conforme proposta alternativa que fizemos, mas que foi agora derrotada pela mesma coligação PS/PSD.

Odivelas, 5 de Setembro de 2007

Os vereadores da CDU