Proposta de Ampliação do Jardim-de-infância do Olival Basto

Foi com particular satisfação que os vereadores da CDU aprovaram a proposta de ampliação do Jardim-de-infância do Olival Basto.

É evidente que esta ampliação não resolve as enormes carências de equipamentos para a educação pré-escolar. No entanto, o aumento de 3 salas, permitirá reduzir o grande número de crianças desta faixa etária a necessitar de acompanhamento, nesta valência.

Desde o momento da discussão da Carta Educativa do Município que a necessidade de ampliação deste equipamento se vem a revelar inadiável, contudo esta sua ampliação não substitui a necessidade de a curto prazo se construir uma nova Escola Básica Integrada no Olival Basto, dando resposta não só a estas valências como também ao nível do 2º e 3º ciclo, tal como previsto no mesmo documento.

No concelho de Odivelas, apenas cerca de 40% das crianças em idade pré-escolar têm resposta social, sendo esta desenvolvida quer pela rede pública quer pela rede solidária. É indispensável o aumento de equipamentos públicos para esta faixa etária.

É já conhecida por todos a posição da CDU quanto à urgente necessidade de dotar este concelho de equipamentos escolares públicos. Para nós, a educação e os respectivos equipamentos escolares têm que ser uma das grandes prioridades de intervenção no nosso concelho, dada a situação de enorme carência a que levou o crescimento populacional dos últimos anos.

Neste sentido o nosso voto só poderia ser favorável.

Odivelas, 2 de Dezembro de 2009

Os Vereadores da CDU