Contra a politica desportiva do PS – 05/09/2007

DECLARAÇÃO DE VOTO DOS VEREADORES DA CDU


Contra a politica desportiva do PS, pelo desenvolvimento do Atletismo em Odivelas

Os resultados obtidos pela representação portuguesa nos Campeonatos do Mundo de Atletismo realizados no passado mês em Osaka no Japão, de onde inevitavelmente, destacamos a medalha de ouro de Nelson Évora, constituem um estímulo para que todas as entidades com competências no fenómeno desportivo: clubes, federação e Estado, intensifiquem o seu trabalho na promoção e desenvolvimento da modalidade.

O feito de Nelson Évora e a sua ligação ao nosso concelho para além do nosso regozijo, deve impulsionar um momento de reflexão, necessariamente critica, relativamente ao panorama do atletismo no nosso concelho, ao seu estádio de desenvolvimento, em suma à estratégia para a promoção da modalidade.

Já aqui afirmamos que vimos com muita preocupação o desaparecimento de muitos clubes com prática de atletismo, a que assistimos na última dezena de anos, em Odivelas.

Também afirmamos, já neste mandato, que a decisão de por termo ao Troféu Corrida das colectividades, constituiu um factor de desmobilização para os nossos clubes de atletismo, habituados a organizar as suas provas, em regra muito bem participadas. Este facto originou que actualmente quatro das cinco provas de atletismo que se realizam no nosso concelho sejam organizadas por Juntas de Freguesia, já que era o Troféu Corrida das Colectividades que garantia o mínimo de apoios aos clubes para a organização das suas provas.

Esta medida do PS, constata-se, teve um impacto negativo sobre o tecido associativo, cada vez mais entregue a si mesmo na promoção e oferta desportiva no nosso Concelho.

Anos antes desta medida, já com o PS a gerir os destinos do nosso Concelho, entendeu a CMO por fim ao Centro de Treino de Atletismo (projecto e obra da CDU, onde o agora campeão do mundo deu os primeiros passos nas disciplinas técnicas na modalidade de atletismo)

Em declarações a um OCS do nosso Concelho, um ex-director do OFC (primeiro clube a federar Nelson Évora) recorda com saudade aquele tempo em que o clube mais representativo do Concelho tinha em funcionamento uma secção de atletismo evocando a escassez de meios como justificação para o encerramento daquela secção. Se às dificuldades e constrangimentos com que o Movimento associativo se confronta, sobretudo ao nível do financiamento das duas actividades, juntarmos a decisão do PS em suspender os programas de Apoio, fica clara a justificação para o abrandamento das dinâmicas associativas.

Hoje, naturalmente, todos exultamos com os feitos dos atletas Odivelenses.

Porém a realidade é que se estes têm dado algo ao Concelho, nomeadamente prestigio e estimulo, o Concelho quase nada lhes deu.

Os Centros de Treino de Freguesia constituíam um excelente campo de recrutamento de jovens atletas. Para além da componente social que lhe é intrínseca, este projecto permitia às crianças do nosso Concelho uma alternativa ao atletismo de estrada que, por força da falta de condições dos clubes, lhes estava destinado.

Com efeito, foi nos Centros de Treino de Freguesia, obra da CDU, que muitos jovens de Odivelas fizeram as suas primeiras séries, deram os seus primeiros saltos e realizaram os seus primeiros lançamentos, tudo isto superiormente orientados por um técnico que a CM Loures nomeava, chamando para o processo o envolvimento das Juntas de freguesia.

E o que existe agora, perguntamos nós?

Um constrangedor vazio de ideias e a total ausência de um projecto devidamente estruturado para o desenvolvimento do Atletismo, modalidade esta que em Odivelas já foi a segunda em termos de praticantes federados.

Desperta para a necessidade de se desenvolver uma estratégia para a redinamização da modalidade, nomeadamente na vertente das suas disciplinas técnicas, a CDU inscreveu no seu programa eleitoral de 2005, o desenvolvimento de esforços em parceria com outras entidades para a construção de uma pista de Atletismo no nosso concelho ou noutro cujos limites confinassem com Odivelas. Esta medida, complementada com:

a) A recuperação do conceito de centros de Formação.

b) A continuação dos programas de apoio ao movimento associativo

c) A recuperação do troféu corrida das colectividades

Permitir, hoje, um olhar para o futuro do atletismo no nosso concelho, mais risonho e mais confiante, convictos de que nem todos poderão ser campeões do mundo, mas todos teriam a sua oportunidade, ou não fosse esse o novo lema desta Câmara Municipal.

Como inicialmente afirmamos, o momento de normal felicidade que todos vivemos a propósito do brilhante feito de Nelson Évora, sugere por um lado uma reflexão sobre o modelo a empreender para o desenvolvimento desportivo e por outro um balanço do que nesta matéria tem sido feito desde a criação do Município. Se à reflexão sobre as estratégias de desenvolvimento desportivo estarão sempre subjacentes opções de cariz político, já quanto ao balanço ele deve ser frio e intelectualmente honesto: Desde há muito que o atletismo deixou de ser uma aposta desta Câmara Municipal. As “oportunidades” para os jovens praticantes desta modalidade esfumam-se a cada dia que passa, nesta terra que se diz ser de… oportunidades.

Odivelas, 5 de Setembro de 2007

Os vereadores da CDU