Construção da Estação Elevatória da SIMTEJO na freguesia da Póvoa de Stº Adrião – 23/08/2006

DECLARAÇÃO DE VOTO DOS VEREADORES DA CDU

Ponto 5 – Construção da Estação Elevatória da SIMTEJO na freguesia da Póvoa de Stº Adrião

Como já foi dito diversas vezes por nós, somos contra a localização desta estação elevatória.

A Senhora Presidente da Câmara referiu que o Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Stº Adrião está de acordo com a sua localização, mas eu li aqui no processo que o Senhor Presidente da Junta de Freguesia concordou com a construção da mesma desde que fossem salvaguardadas as condições de não produção de ruído e emissão de mau cheiros. Assim também nós concordávamos, pois é neste aspecto que reside o problema.

Analisando a nota técnica existente neste processo, na qual é referido que: “a estação elevatória foi concebida por forma a reduzir ao mínimo o impacto da sua implantação”, também diz: “ a instalação ficará ainda dotada de equipamento de remoção de cheiros que irá garantir a completa ausência de libertação de cheiros para atmosfera .”!

E quando se avariar o equipamento que garante a eliminação destes cheiros, os mesmos vão para a atmosfera? Vão mesmo, pois não há prevenção técnica a 100%.

Mais, há outra situação a ponderar. Eu já a comentei aqui uma vez. A estação elevatória vai ficar implantada em zona inundável. Certamente já repararam que os prédios, naquele local, são todos edificados em “palafitas”. Estes prédios são do tempo do Sr. Presidente da Câmara Riço Calado, do PS. Nesse mandato, Riço Calado autorizava construções de prédios em tudo quanto era sítio, e ali como não podiam construir de outra maneira, construíram em palafitas.

Agora vai a Câmara de Odivelas permitir que ali se construa uma estação elevatória sem ser em palafitas. Vão implantá-la num terreno situado numa zona inundável. Se repararam, no processo chama à atenção de que é terreno inundável. Está aqui muito claro.

Eu sou do tempo em que, queríamos passar na Estrada Nacional n.º 8, e nesta zona, como estava cheia de água os autocarros não podiam passar. Como é óbvio já se fizeram várias intervenções e alguma coisa se alterou, mas em qualquer momento que ocorra uma cheia mais forte, anulará aquela estação elevatória. Não tenham dúvidas, é uma questão de tempo.

Por outro lado, temos que contar sempre com a hipótese de uma avaria e quando ela se der, as seguranças deixam de existir e surgem depois as consequências. Ora, se a estação estivesse instalada num dos sítios isolados que temos, havia a possibilidade de evitarmos pelo menos a má qualidade de vida para os munícipes.

Não acreditamos na tecnologia que elimina totalmente avarias técnicas, nem menosprezamos a hipótese de cheias na Várzea de Loures. É só por isso que os vereadores da CDU vão votar contra.

Peço que esta intervenção fique como declaração de voto dos vereadores da CDU, mas que fique registado que votamos contra porque foi escolhida esta solução. Haviam outras, mas escolheram esta, que para nós é a pior. A de maior risco para os moradores da freguesia da Póvoa de Stº Adrião.

Odivelas, 23 de Agosto de 2006

Os vereadores da CDU