Atribuição de subsídios às escolas – Programa “Educação, Sociedade e Cidadania” – 05/04/2006

DECLARAÇÃO DE VOTO DOS VEREADORES DA CDU

Pontos 8, 9, 10, 11, 12 – Proposta de Atribuição de Subsídios para apoio a projectos escolares na área de “Educação, Sociedade e Cidadania”, e actividades de Associações de Pais.

Escolas do 1º ciclo do ensino básico;
Escolas do 2º e 3º ciclo do ensino básico;
Escolas do ensino Secundário e Profissional;
Associação de Pais

Os Projectos Escolares na área da Educação, Sociedade e Cidadania, são das poucas iniciativas que resistiram à onda devastadora que se abateu sobre qualquer actividade que cheirasse a Loures.

Resistiu e mantém-se fiel aos objectivos que traçou. Educação Sociedade e Cidadania são hoje as linhas estruturais para a concepção de um mundo mais justo, mais fraterno mais próximo. Um mundo onde o outro sabe exactamente que o seu lugar é ao lado e nunca atrás.

O apoio a projectos escolares deve surgir numa perspectiva de melhorar a qualidade do processo educativo com vista a uma educação integral das crianças e dos jovens. Como parceiro e agente educativo privilegiado, o Município deve ser o garante destes princípios e iniciativas.

O objectivo que deve nortear o apoio a projectos na área da Educação, Sociedade e Cidadania, prende-se com a articulação que a escola deve estabelecer com o meio que a envolve, com vista à promoção de valores como a compreensão, a tolerância, o reconhecimento do outro e a solidariedade, fundamentais para uma participação activa na sociedade.

Verificamos que os critérios e as ponderações se adequam ao principio que os fundamenta. É certo que a esmagadora maioria das escolas aderiu a este projecto, mas há ainda algumas que ficaram de fora, tentar cativar as que faltam é um passo importante a ser dado.

Sabemos como estes projectos entusiasmam as escolas, como os alunos se dedicam dias e dias a arranjar materiais, a fazer colagens a pintar a recortar e sobretudo a partilhar com o outro um trabalho que é de todos. Sabemos da dedicação dos professores, das educadoras dos funcionários neste trabalho da Escola mas o que o torna especial é por ser um trabalho colectivo. È vê-los, no dia da apresentação dos trabalhos, a alegria de ter conseguido espelha-se no rosto o entusiasmo contagia, enchem-se de orgulho e satisfação quando dizem “mãe fui eu que fiz”.

Quando se planifica, poder-se-á enfrentar a incerteza da realidade. Os planos , programas e projectos, quando se traçam, devem ter em conta uma realidade que está em movimento uma realidade dinâmica. Na análise dos documentos para apreciação da atribuição dos subsídios, quando lemos o nome dos projectos das várias escolas percebe-se que são projectos com preocupações de hoje, com anseios deste tempo e com a vontade de “construir um mundo melhor”, tal como o nome do projecto duma das escolas.

Os Vereadores da CDU votam a favor.

Odivelas, 5 de Abril de 2006

Os vereadores da CDU