2ª Revisão Orçamental – 19/09/2007

DECLARAÇÃO DE VOTO DOS VEREADORES DA CDU


Ponto 1
 2ª Revisão Orçamental

No preâmbulo da presente revisão orçamental refere-se que a mesma “decorre da necessidade da criação de Projectos e ajustamentos das classificações económicas…

É verdade, são mencionados alguns projectos de âmbito da Cultura, do Ensino, da Acção Social e de outras situações ligadas à Protecção Civil e até à amortização de empréstimos. No entanto, o somatório dos respectivos montantes está muito longe do valor global da presente Revisão Orçamental.

Por outro lado aparece-nos um reforço na rubrica “Aquisição de Edifícios”, mas não é explicitado o que se prevê adquirir.

Também verificamos que são retirados 25 000 euros da limpeza das linhas de água e reforçadas as rubricas “Projecto de construção do ‘Jardim Botânico de Famões’”, passando para 140 000 euros e “Arranjos Diversos no Concelho – Espaços Verdes e Arruamentos” passando para 130 010 euros.

Podem dizer que a rubrica “Limpeza das linhas de água” ainda fica com 155 000 euros. Mas não é esta área uma suprema prioridade no nosso município? Não seria de manter ou até reforçar o valor orçamentado nesta rubrica, em vez de o diminuir?

Também nos referem no preâmbulo que “foram introduzidas novas acções em projectos existentes com aquisição de dispensadores para “WC cão” no valor de 18 500 euros e “Apoio às Juntas de Freguesia para limpeza urbana”.

Desta informação se pode facilmente concluir que a área do ambiente, mais concretamente:

– “WC cão” seria reforçada com 18 500 euros
– “Limpeza urbana” seria reforçada com 4 000 euros

Não é assim:

– “WC cão” foi reduzida de 22 500 euros e depois reforçada em equipamento básico com 18 500 euros – ficou a perder

– À rubrica “Aquisição de Serviço de limpeza Urbana” foram retirados 30 000 euros e reforçada a rubrica “Material de Apoio às Juntas” em 4 000 euros – Assim também ficou a perder a Limpeza Urbana, e de que maneira!… Foi mesmo uma limpeza.

No preâmbulo refere-se também que há uma previsão da diminuição de despesas correntes no valor de 539 157 euros, elevando-se de igual valor a previsão das despesas de capital. Mas não é dada qualquer explicação para essa redução substancial. Com este movimento pretende-se apenas classificar a gestão da Câmara como boa. Será que é assim? Não será que a previsão em despesas correntes foi inflacionada para depois ser corrigida de modo a manifestar artificialmente uma situação que não existe na realidade? Nós, vereadores da CDU, denunciámos sempre os exagerados valores previstos para despesas correntes. Esse exagero deu hipótese a que agora a senhora Presidente da Câmara e os seus vereadores PS/PSD possam propor o movimento aqui referido.

Jogar com números é fácil, mas gerir bem e com valores seriamente expostos é só para quem considera que a gestão da Coisa Pública deve ser transparente e acessível a qualquer cidadão.

Nós tivemos sempre nesta Câmara uma postura desassombrada, mas equilibrada e coerente nas opções que defendemos, a maior parte das vezes diferentes das da aliança PSD/PS. Mantemos a opinião de que, se fosse a CDU a gerir a Câmara, a gestão seria melhor, teria outras prioridades, outras opções e o concelho de Odivelas seria outro. Aliás, temos a opinião de que este concelho tem de mudar de rumo.

A nossa opinião é esta, mas quem está na governação do município é o PS, com o apoio do PSD. Serão portanto estes partidos os responsáveis pela elaboração dos orçamentos, alterações orçamentais e revisões orçamentais. As nossas opções, as nossas prioridades são diferentes, foram sempre diferentes Por tudo isto votamos contra esta Revisão Orçamental.

Odivelas, 19 de Setembro de 2007

Os vereadores da CDU