Ilídio Ferreira – 6-10-2005

Caros camaradas e amigos,

Estamos a chegar ao fim desta campanha para a Câmara e Assembleia Municipal de Odivelas, e para as Assembleias de Freguesia do concelho.

Fizemos um bom trabalho;  a nossa campanha e as nossas propostas têm sido muito bem recebidas.

Escutámos muitas queixas dos munícipes porque, em 7 anos, o PS, com o apoio do PSD, fez tantas despesas desnecessárias, esbanjou tanto dinheiro, fez tantas dívidas, sem que tivesse feito obra que se veja.

A população reconhece que a CDU, quando gere uma autarquia, faz obra.

A população sabe e não esquece que o que existe de relevo no concelho de Odivelas foi feito ainda pela gestão CDU:

• foi a Malaposta
  • foi a Biblioteca Municipal
  • foi o cine-teatro da Póvoa de Santo Adrião
  • foram as piscinas municipais
  • foi a Quinta das Águas Férreas

A população não esquece que foi a Câmara CDU que cedeu instalações para as sedes das juntas de freguesia em todo o concelho (com excepção da de Caneças…)

A população não esquece que, das 30 escolas do ensino básico que existem no concelho, só uma foi feita por esta Câmara e não passa de um pré-fabricado.

A população não esquece a floresta de cimento que esta Câmara autorizou! É cimento em tudo quanto é sítio. Temos de travar esta lógica do cimento. Já existem no concelho mais de 10 mil fogos para venda, sem compradores à vista.

Muita gente que veio viver para Odivelas já se arrependeu disso, porque não encontra os equipamentos sociais necessários e as infra-estruturas suficientes que lhe garantam uma boa e saudável qualidade de vida.

Aparecem denúncias de dívidas por todo o lado: é à EDP, ao SMAS, aos clubes, às comissões dos bairros, às juntas de freguesia, a construtores de obras públicas, para não falar dos fornecedores de equipamentos e de todo o tipo de serviços.

Mas só saberemos a situação exacta destas dívidas quando for feita a necessária investigação da situação financeira da Câmara, e quando for conhecida a lista de credores.

Com a CDU na Câmara, tudo será transparente. Com a CDU, a população ficará a saber a Câmara que tem e em que situação se encontra. As dívidas terão que ser pagas. A Câmara passará a ser pessoa de bem.

A nossa gestão será sempre de proximidade com a população. Com ela trabalharemos para um melhor concelho de Odivelas.

• Comprometemo-nos a restruturar a Câmara e a colocá-la ao serviço da população; vamos avançar com o processo de construção de um edifício para os serviços camarários;
  • Eliminaremos os esbanjamentos de dinheiro;
  • Acabaremos com a Odivelcultur onde se gastam perto de duas centenas de milhares de contos por ano;
  • Promoveremos a conclusão rápida do novo Plano Director Municipal e, até lá, não vamos autorizar novas urbanizações;
  • Requalificaremos o urbanismo existente;
  • Actuaremos sobre os pontos mais críticos das linhas de água; exigiremos que o governo assuma as suas responsabilidades na regularização das ribeiras, para que não volte a haver vítimas, como aconteceu no passado;
  • Ajudaremos as comissões dos Bairros de Génese Ilegal;
  • Vamos construir escolas básicas com refeitório e ensino pré-escolar;
  • Vamos lutar pela construção do hospital de Odivelas/Loures e dos Centros de Saúde necessários para o concelho;
  • Construiremos um centro veterinário, em vez de estarmos a pagar serviços a terceiros;
  • Recolheremos as viaturas abandonadas; esta é mais uma situação escandalosa, pois neste concelho há uma gritante falta de estacionamentos;
  • Procuraremos alojar as famílias mais carenciadas de habitação; vamos afectar terrenos para a habitação social;
  • Vamos melhorar as acessibilidades e facilitar a mobilidade dos munícípes no concelho; vai ser feito um estudo para a solução do problema dos transportes de ligação ao Metropolitano e a Lisboa; vamos exigir a reposição das carreiras da Carris; vamos construir novos estacionamentos;
  • Vamos apoiar o comércio local e estimular a implantação de novas empresas não poluentes no concelho;
  • Através do movimento associativo, apoiaremos o desenvolvimento da cultura, do desporto e ocupação de tempos livres;
  • Vamos construir equipamentos desportivos.

As nossas propostas, as propostas da CDU, são bem conhecidas. Divulgámo-las, olhos nos olhos, durante a campanha que fizemos. Contactámos a população do concelho, freguesia a freguesia, bairro a bairro, rua a rua. Foi com muito esforço físico, mas com a alegria de falarmos com as pessoas, sabermos o que cada uma delas sente e o que espera de nós.

Mas também sempre afirmámos que estas nossas propostas estão dependentes da situação financeira que encontrarmos na Câmara.

Mas, caros camaradas e amigos

o trabalho ainda não acabou. Não podemos adormecer, julgando que a batalha está ganha. O esclarecimento tem que continuar até ao último minuto. Temos todos que fazer apelo ao voto útil.

A gestão do PS, com o apoio do PSD, tem que ser afastada, agora!  Esta gestão arruina o concelho de Odivelas!

Nós temos confiança na população do concelho. Temos a certeza que votará CDU. Todos sabem que temos provas dadas. O nosso trabalho, a nossa competência, a nossa honestidade, estão à vista!

Eu, candidato da CDU a presidente da Câmara, já demonstrei que sou um homem de palavra e de trabalho. Toda a equipa da CDU é gente séria com provas dadas.

Todos estamos empenhados em pôr o concelho de Odivelas ao serviço da população, em ligação com as juntas de freguesia, com todas as instituições do concelho e com a própria população.

Confiamos na vitória. Connosco, com a CDU, o concelho de Odivelas entrará no caminho do progresso e do desenvolvimento, em que a população será a figura central.

A luta continua!

A vitória é certa!

VIVA O CONCELHO DE ODIVELAS!

VIVA A CDU!

6.Outubro.2005