Caros camaradas e amigos,
Estamos a chegar ao fim desta campanha para a Câmara e Assembleia Municipal de Odivelas, e para as Assembleias de Freguesia do concelho.
Fizemos um bom trabalho; a nossa campanha e as nossas propostas têm sido muito bem recebidas.
Escutámos muitas queixas dos munícipes porque, em 7 anos, o PS, com o apoio do PSD, fez tantas despesas desnecessárias, esbanjou tanto dinheiro, fez tantas dívidas, sem que tivesse feito obra que se veja.
A população reconhece que a CDU, quando gere uma autarquia, faz obra.
A população sabe e não esquece que o que existe de relevo no concelho de Odivelas foi feito ainda pela gestão CDU:
- foi a Malaposta
- foi a Biblioteca Municipal
- foi o cine-teatro da Póvoa de Santo Adrião
- foram as piscinas municipais
- foi a Quinta das Águas Férreas
A população não esquece que foi a Câmara CDU que cedeu instalações para as sedes das juntas de freguesia em todo o concelho (com excepção da de Caneças…)
A população não esquece que, das 30 escolas do ensino básico que existem no concelho, só uma foi feita por esta Câmara e não passa de um pré-fabricado.
A população não esquece a floresta de cimento que esta Câmara autorizou! É cimento em tudo quanto é sítio. Temos de travar esta lógica do cimento. Já existem no concelho mais de 10 mil fogos para venda, sem compradores à vista.
Muita gente que veio viver para Odivelas já se arrependeu disso, porque não encontra os equipamentos sociais necessários e as infra-estruturas suficientes que lhe garantam uma boa e saudável qualidade de vida.
Aparecem denúncias de dívidas por todo o lado: é à EDP, ao SMAS, aos clubes, às comissões dos bairros, às juntas de freguesia, a construtores de obras públicas, para não falar dos fornecedores de equipamentos e de todo o tipo de serviços.
Mas só saberemos a situação exacta destas dívidas quando for feita a necessária investigação da situação financeira da Câmara, e quando for conhecida a lista de credores.
Com a CDU na Câmara, tudo será transparente. Com a CDU, a população ficará a saber a Câmara que tem e em que situação se encontra. As dívidas terão que ser pagas. A Câmara passará a ser pessoa de bem.
A nossa gestão será sempre de proximidade com a população. Com ela trabalharemos para um melhor concelho de Odivelas.
- Comprometemo-nos a restruturar a Câmara e a colocá-la ao serviço da população; vamos avançar com o processo de construção de um edifício para os serviços camarários;
- Eliminaremos os esbanjamentos de dinheiro;
- Acabaremos com a Odivelcultur onde se gastam perto de duas centenas de milhares de contos por ano;
- Promoveremos a conclusão rápida do novo Plano Director Municipal e, até lá, não vamos autorizar novas urbanizações;
- Requalificaremos o urbanismo existente;
- Actuaremos sobre os pontos mais críticos das linhas de água; exigiremos que o governo assuma as suas responsabilidades na regularização das ribeiras, para que não volte a haver vítimas, como aconteceu no passado;
- Ajudaremos as comissões dos Bairros de Génese Ilegal;
- Vamos construir escolas básicas com refeitório e ensino pré-escolar;
- Vamos lutar pela construção do hospital de Odivelas/Loures e dos Centros de Saúde necessários para o concelho;
- Construiremos um centro veterinário, em vez de estarmos a pagar serviços a terceiros;
- Recolheremos as viaturas abandonadas; esta é mais uma situação escandalosa, pois neste concelho há uma gritante falta de estacionamentos;
- Procuraremos alojar as famílias mais carenciadas de habitação; vamos afectar terrenos para a habitação social;
- Vamos melhorar as acessibilidades e facilitar a mobilidade dos munícípes no concelho; vai ser feito um estudo para a solução do problema dos transportes de ligação ao Metropolitano e a Lisboa; vamos exigir a reposição das carreiras da Carris; vamos construir novos estacionamentos;
- Vamos apoiar o comércio local e estimular a implantação de novas empresas não poluentes no concelho;
- Através do movimento associativo, apoiaremos o desenvolvimento da cultura, do desporto e ocupação de tempos livres;
- Vamos construir equipamentos desportivos.
As nossas propostas, as propostas da CDU, são bem conhecidas. Divulgámo-las, olhos nos olhos, durante a campanha que fizemos. Contactámos a população do concelho, freguesia a freguesia, bairro a bairro, rua a rua. Foi com muito esforço físico, mas com a alegria de falarmos com as pessoas, sabermos o que cada uma delas sente e o que espera de nós.
Mas também sempre afirmámos que estas nossas propostas estão dependentes da situação financeira que encontrarmos na Câmara.
Mas, caros camaradas e amigos
o trabalho ainda não acabou. Não podemos adormecer, julgando que a batalha está ganha. O esclarecimento tem que continuar até ao último minuto. Temos todos que fazer apelo ao voto útil.
A gestão do PS, com o apoio do PSD, tem que ser afastada, agora! Esta gestão arruina o concelho de Odivelas!
Nós temos confiança na população do concelho. Temos a certeza que votará CDU. Todos sabem que temos provas dadas. O nosso trabalho, a nossa competência, a nossa honestidade, estão à vista!
Eu, candidato da CDU a presidente da Câmara, já demonstrei que sou um homem de palavra e de trabalho. Toda a equipa da CDU é gente séria com provas dadas.
Todos estamos empenhados em pôr o concelho de Odivelas ao serviço da população, em ligação com as juntas de freguesia, com todas as instituições do concelho e com a própria população.
Confiamos na vitória. Connosco, com a CDU, o concelho de Odivelas entrará no caminho do progresso e do desenvolvimento, em que a população será a figura central.
A luta continua!
A vitória é certa!
VIVA O CONCELHO DE ODIVELAS!
VIVA A CDU!
6.Outubro.2005