Fátima Amaral – 6-10-2005

Camaradas,

Amigos,

Dirigentes de Colectividades, Comissões e Associações de Moradores, Associações de Pais e de outras instituições presentes a todos muito boa noite e um bom jantar.

As eleições de domingo próximo são um momento privilegiado para dar força aos que todos os dias lutam e resistem à vergonhosa política do Governo; aos que todos os dias se batem pela defesa dos direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores e dos cidadãos; aos que afirmam e agem com a profunda convicção de que Portugal não está condenado ao colapso económico e ao desastre nacional. Acreditamos que há outras soluções para Portugal, soluções de esquerda, feitas com os trabalhadores e com o Povo.

Os eleitores que no próximo Domingo derem o seu voto à CDU sabem que estão a votar no trabalho, na honestidade e na competência comprovadas dos autarcas da CDU e que, simultaneamente, estão a dar mais força à luta por uma mudança de políticas neste Concelho.

As nossas listas são constituídas por mulheres e homens do PCP, dos Verdes, da ID e numerosos independentes, unidos pelo compromisso:

  • do TRABALHO em prol das populações, em detrimento de interesses individuaisou de grupo;
  • da HONESTIDADE porque temos o princípio e a prática de servir as populações com transparência, com prestação de contas da actividade e sem apropriação dos bens comuns em proveito próprio;
  • da COMPETÊNCIA procurando com as populações encontrar as soluções mais adequadas à vida e ao desenvolvimento das localidades, soluções modernas, consistentes, que correspondem a políticas que claramente rompem com visões ultrapassadas e enfeudadas à ideia do crescimento do betão.

E é este colectivo de pessoas que recebendo o testemunho dos anteriores eleitos, prosseguirá o trabalho, com novas energias e novas ideias pois consideramos que o trabalho realizado no mandato que agora termina foi um trabalho positivo quer nas freguesias em que nos encontramos em minoria, quer naquelas em que temos a presidência, os nossos eleitos deram o melhor de si na defesa dos direitos das populações.

Igualmente nos órgãos municipais o trabalho de Natália Santos e Alexandrino Saldanha, vereadores da CDU na Câmara Municipal desenvolveram um trabalho empenhado, digno e competente, num quadro de grandes condicionamentos políticos e restrições financeiras. De igual modo na Assembleia Municipal o Grupo de Deputados da CDU constituído por 9 eleitos, desempenhou um importante, e por vezes decisivo papel, quer nas comissões de trabalho, quer no número de propostas e intervenções sobre as matérias agendadas e outras, quer na visibilidade que demos a um número significativo de problemas das populações.

Precisamos, no entanto, de aumentar o número de eleitos na Assembleia Municipal porque o trabalho tem que evoluir. Os Deputados Municipais da CDU terão que desenvolver um trabalho que caminhe agora na direcção das populações, implementando-se uma politica de proximidade que possibilite aos moradores e trabalhadores do Concelho de Odivelas serem parte importante na construção e desenvolvimento deste território.

Esta será uma prática que dará sentido ao facto de na CDU sermos a favor da democracia participada, de defendemos uma prática politica que assenta na audição e no diálogo permanente com os cidadãos e, por isso, apoiamos e incentivamos as populações a participarem nas reuniões da Assembleia Municipal, a colocarem aí os seus problemas e exercerem um dos importantes direitos dos cidadãos – o direito de interpelarem directamente os órgãos autárquicos e os seus titulares.

Assumimos assim o nosso compromisso politico de no próximo mandato na Assembleia Municipal trabalharmos por:

  • Garantir que a Assembleia Municipal será um órgão atento e aberto aos problemas e às aspirações dos cidadãos que neste concelho vivem ou trabalham.
  • Garantir que a Assembleia Municipal será dotada de comissões de trabalho relativas ás áreas mais relevantes nomeadamente o Ambiente, a Educação e a Cultura, a Saúde, o Ordenamento do Território e o Urbanismo, a Acção Social, o Emprego e a Segurança;
  • Garantir que a Assembleia Municipal será um órgão aberto à população do concelho, quer através da participação directa da população nas reuniões da Assembleia; quer através da descentralização das reuniões da Assembleia pelas 7 freguesias do concelho; quer através da realização de reuniões, debates e visitas que permitam a audição das populações e dos seus anseios;
  • Garantir que a Assembleia Municipal será um órgão que dará uma decisiva contribuição para que o exercício do poder local no Concelho de Odivelas se faça com a população, num processo de democracia real, participada e criativa, elemento determinante para viabilizar um novo impulso que possibilite um salto qualitativo no desenvolvimento deste Concelho;
  • Garantir a independência e isenção da Assembleia Municipal relativamente à Câmara Municipal.

Estes são compromissos que cumpriremos tanto melhor quanto maior for a nossa votação, quanto maior for o número de deputados municipais que elegermos.

Estou certa de que todos os votos que viermos a obter são votos conquistados com trabalho, com perseverança, com convicção, com confiança e não com mentiras e demagogia. E é com uma enorme confiança nas nossas possibilidades, no valor das nossas propostas e das nossas candidaturas que acredito que vamos avançar, vamos crescer, vamos ganhar este Concelho.

Até Domingo vamos continuar a transmitir a mensagem certa para a vitória: nos 3 boletins de voto (atenção que são três boletins) votem bem, votem CDU!

Viva a CDU

Viva o Concelho de Odivelas