25 de Abril – 20/04/2006

MOÇÃO

A Revolução de Abril constitui um dos mais importantes e belos acontecimentos da história de Portugal, com importantes repercussões internacionais.

A Revolução de Abril teve correspondência com a vontade do povo e foi uma afirmação de liberdade, de emancipação social e de independência nacional. Pôs fim a 48 anos de ditadura fascista, à guerra colonial e alterou profundamente o enquadramento de Portugal na cena internacional tendo realizado profundas transformações políticas, económicas, sociais e culturais que constituem componentes de um sistema e de um regime que abriram a Portugal a perspectiva de um novo período da história marcado pela liberdade e pelo progresso social.

A natureza da ditadura fascista, o facto de Portugal ser simultaneamente um país colonialista e um país dominado pelo imperialismo – tornaram inseparáveis o objectivo do derrubamento da ditadura fascista e da instauração da democracia política e os objectivos da transformação revolucionárias das estruturas económicas, sociais e culturais e da defesa da soberania e independência nacionais.

Foi neste contexto que irrompeu a revolução de Abril – desencadeada pelo heróico levantamento militar do Movimento das Forças Armadas seguido de um levantamento popular aspirando ao desenvolvimento económico, ao progresso social e ao melhoramento das condições de vida do povo português.

A Revolução de Abril:

• Instaurou liberdades democráticas fundamentais e direitos básicos dos cidadãos;
  • Instaurou a liberdade sindical e o direito de organização dos trabalhadores o direito de contratação e negociação colectivas, o direito à greve, o direito de participação sindical na gestão da segurança social e na elaboração de legislação do trabalho;
  • Instituiu uma democracia política de que são elementos básicos a separação, interdependência e complementaridade dos órgãos de soberania, os princípios da igualdade de direitos dos cidadãos, o papel dos partidos políticos, o poder local democrático;
  • Liquidou o capitalismo monopolista de Estado, e o seu domínio sobre a economia, a política e a vida nacionais, criando com as nacionalizações um sector básico e em condições de dinamizar o desenvolvimento económico nacional;
  • Criou condições para a realização de profundas transformações económicas, sociais e culturais nos campos, nomeadamente através da Reforma Agrária, da dinamização do cooperativismo;
  • Consagrou legalmente e promoveu a igualdade de direitos do homem e da mulher e os direitos dos jovens;
  • Promoveu o melhoramento das condições de vida do Povo, institucionalizou o salário mínimo nacional, as reformas e as pensões mínimas, o direito à segurança social, alargou o direito a férias, o subsídio de férias, do 13º mês e a licença por parto, a redução do horário de trabalho, a protecção no desemprego, o reconhecimento dos direitos dos deficientes e dos idosos;
  • No ensino, na saúde, na cultura, no desporto importantes passos no caminho da sua democratização foram dados;
  • Assegurou importantes avanços no domínio de infra-estruturas e equipamentos sociais;
  • Pôs fim ao isolamento internacional do País e à sua inteira submissão à política do imperialismo, estabelecendo novas relações diplomáticas, diversificando as relações externas e abrindo assim caminho a uma política externa de paz e cooperação;
  • Instituiu o sufrágio universal e directo e o princípio da representação proporcional do sistema eleitoral.

A Revolução de Abril mostrou que os portugueses, os trabalhadores, o Povo de Portugal contem em si a força e as potencialidades necessárias para empreender tarefas grandiosas e edificar um Portugal desenvolvido, moderno, um Portugal do século XXI. Tarefa que só será possível com os trabalhadores e com o povo e nunca contra eles e num processo de afirmação dos valores e direitos de Abril.

A Revolução de Abril foi também uma revolução na consciência dos portugueses. Foi factor de profundas mudanças nos conceitos, nos comportamentos sociais e éticos, nas mentalidades.

A Revolução de Abril foi uma revolução inacabada e muito se perdeu por efeito da longa e forte ofensiva das políticas de direita, roubando a Abril muito do que mais progressista e moderno havia sido conquistado.

Por tudo isto:

A Assembleia Municipal de Odivelas saúda a Revolução de Abril e presta uma justa homenagem aos capitães de Abril e à luta heróica de milhares e milhares de portugueses que não se vergaram à ditadura e proclama a sua vontade de ao assinalar mais um aniversário da Revolução de Abril, continuar a pugnar pelos valores da Liberdade, da Democracia, e do Desenvolvimento.

VIVA O 25 de Abril!
Enviar:
Associação 25 de Abril
Partidos Politicos representados na Assembleia da República
Órgãos de Soberania
Movimento Associativo do Concelho
Comunicação Social

Odivelas, 20 de Abril de 2006

Fátima Amaral, Deputada Municipal da CDU

Esta moção foi aprovada por maioria com os votos contra do PSD.