Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2007 – Ramada – 21/12/2006

DECLARAÇÃO POLÍTICA DOS VEREADORES DA CDU

Ponto 7

ORÇAMENTO E GRANDES OPÇÕES DO PLANO PARA 2007

A expressão G.O.P. (Grandes Opções do Plano) não condiz com as verdades dos factos. Na realidade seria mais adequado dizer grandes obstruções do plano porque na prática é disso que se trata. E isto porque os sucessivos governos, uns com mais, outros com menos desfaçatez, têm feito uma repartição injusta das verbas entre o estado e o poder local. Este tem sempre saído a perder. O empobrecimento gradual das autarquias – neste momento com um montante de verbas atribuído que representa 1,8% do PIB – limita a sua autonomia e retira dinâmica ao seu exercício. Ainda assim, acusam-nos de despesistas.

E isto é inaceitável porque têm sido os autarcas quem mais faz, quem mais investe no progresso e bem-estar das populações.

A sanha privatizadora e de desresponsabilização do Estado justificados por um economicismo neo-liberal que apenas produz ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres, é em si mais um ataque ao Portugal de Abril que por definição se pretende desenvolvido, descentralizado e assim mais justo e solidário. Não é isso que vemos em redor.

Para quem se move por um interesse altruísta, não há pior maneira de celebrar 30 anos de poder local democrático assistindo ao seu constante e progressivo estrangulamento.

Assim se compreende que as condições de vida das pessoas, nomeadamente, o emprego, a saúde, educação estejam a ser tão dificultadas.

E a Ramada não é uma excepção, como se compreende.

A redução das verbas para 2007 vai obrigar a uma contenção que vai afectar a população no seu todo, mas o Executivo a que presido vai continuar a dar o seu melhor pela Ramada.

Quanto ao investimento nas escolas públicas de que tanto carece, nomeadamente ao nível do pré-escolar e 1º ciclo, continua lá o terreno para a construção da escola dos Apréstimos.

O Centro de Saúde continua a ser uma miragem para quase 20.000 habitantes. A piscina municipal da Ramada é outro bom exemplo – a tal que se disse ser uma prioridade para 2005. Estas sim, são, algumas das grandes opções de um outro plano para o nosso Concelho. Não este. Nunca é demais repetir que a CDU questiona políticas e apresenta as suas propostas. Não perco tempo com ataques pessoais. Assim desejo ser entendido.

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores deputados,

Senhora Presidente da Câmara,

Sras. e Srs. Vereadores,

Nesta época em que se trocam lembranças, trago-vos dois presentes em representação da população da Ramada. Eles são de altíssimo valor – o estoicismo de pais, alunos e professores da escola Eça de Queirós e sensação de alivio que os moradores da Cova da Pia experimentaram quando viram asfalto no seu bairro, que, pôs fim à odisseia diária de usarem dois pares de sapatos – um até ao autocarro e outro, do autocarro ao emprego. Já agora, diga-se que a Junta ainda não foi ressarcida dessa verba, mas acredita sinceramente que tal irá acontecer um dia.

A todos, Votos de Boas Festas e um melhor 2007.

“Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida vale demasiado para ser insignificante”

Charles Chaplin

Odivelas, 21 de Dezembro de 2006.

Francisco Bartolomeu, Presidente da Junta de Freguesia da Ramada