Freguesia de Caneças

Verificaram-se recentemente alterações na rede de transportes públicos da Carris, por exemplo, a carreira 7, que vinha ao Senhor Roubado, foi suprimida.

Considerando o serviço que prestava à população de Odivelas e, as lutas que estas gentes travaram para a manter, justificava que a sua Câmara Municipal se tivesse preocupado com esta situação de grande prejuízo para os habitantes de Odivelas.

Ao que se conhece, nada foi feito e a Carris, mais uma vez, passou por cima dos interesses da população que servia, retirando aquela carreira, sem justificação pública para o efeito.

A CDU considera que a Câmara Municipal prestou aqui mais um mau serviço à sua população residente, não tomando posição junto daquela transportadora pública.

Deveria ter inquirido a Administração da Carris ou outras instâncias responsáveis nesta matéria, de forma a evitar mais esta medida de desrespeito pela população, agora obrigada a ter de utilizar outros meios de transporte, com os consequentes prejuízos, morais e materiais 

 

Mais algumas situações, agora na Freguesia de Caneças

 

  • Foi a CMO, por várias vezes, alertada para a situação de um sucateiro que se instalou no Bairro dos Pedrógãos, em Caneças, cuja actividade, como facilmente se compreende, é muito incomodativa para a população local que luta com as suas maturais dificuldades, para aprovar aquele loteamento.
Esta actividade naquele local para além de incomodativa, degrada o meio ambiente e apresenta fortes indícios de actividade ilícita, tendo sido alertada a CMO e a PSP, por várias vezes e por diversos meios, sem que se conheça qualquer acção junto deste sucateiro.
 
A situação é tão estranha, quanto as transacções são feitas à porta fechada, ficando na rua a aguardar vez de descarga, os vários vendedores de materiais ferrosos e outros.
 
A Junta de Freguesia já tem recolhido algum material abandonado naquela área, talvez por não ser aceite, nomeadamente, tampas de esgoto identificadas.
 
Que será necessário para que a Câmara promova uma intervenção naquele local, de forma a identificar a actividade que ali se desenvolve, sem licença e de forma muito estranha?
 
A Câmara não pode apenas exigir aos proprietários do loteamento que avancem com a legalização do bairro, tem de preocupar-se com situações marginais que em nada contribuem para o objectivo principal.
  • O arruamento que liga o Alto da Cruz, junto à Quinta do Banco de Portugal, passando pelo Colégio Monte Maior até à localidade de Montemor, está intransitável, carece de uma intervenção urgente.
Uma intervenção neste arruamento, não nos parece de difícil resolução, já que em grande parte é de responsabilidade intermunicipal porque é fronteira com o município de Loures.
 
Atendendo ao volume de trânsito que por ali passa, facilitaria a vida aos seus utentes, alguns moradores do Bairro da Serra-Chã, outros utentes do Colégio ou servindo de escapatória aos constrangimentos da Ponte da Bica, mas também, e ainda mais importante, para os Bombeiros poderem circular em caso de ocorrências graves naquela área de mata densa.
  • O loteamento clandestino das Águas Férreas continua a crescer em forma de bairro de lata, no meio de toda aquela vegetação, sem que se conheça intervenção municipal ao nível da fiscalização.
Este caso não é de desprezar, pois além de avolumar o problema, cujos efeitos começam a aparecer na zona de Vale Nogueira, também ali mora muita gente em zona de risco devido ao perigo de incêndio que não é virgem naquele local.
  • E para terminar, pretendo chamar a atenção da Câmara para os arruamentos da freguesia que se apresentam muito degradados. Não é com intervenções de cascalho que se resolvem as crateras que teimam em aparecer nas vias públicas. O cascalho apenas alivia a situação por alguns dias.
 
Odivelas, 14 de Março de 2011
 
Os Eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Odivelas  
O Presidente da Junta de Freguesia de Caneças Armindo Fernandes
 
1ª Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Odivelas