Mais uma vez, venho apresentar algumas questões que merecem ser analisadas e reflectido sobre a sua rápida resolução.
Na Freguesia de Caneças, talvez também em outras freguesias, mas agora é desta que estou a falar, existem situações que não dignificam o município pela falta de empenho na sua resolução.
Como sejam, os arruamentos degradados, alguns encerrados ao trânsito há mais de seis meses.
Refiro-me à Estrada de Montemor após o incêndio ocorrido a montante no início de Setembro, foi encerrada para corte de árvores que ficaram a pender para aquela via, bem como alguns pedregulhos dispersos pela serra, em risco de cair.
– seis meses é muito tempo, se considerarmos os transtornos que causa à população local e a muito utentes daquela via, nomeadamente nas horas de ponta.
Também as empreitadas resultantes do tão falado orçamento participativo de 2010, ainda não foram executadas, nomeadamente, as ruas das Arroteias, no bairro dos CTT e dos Meospóros em Vale Nogueira.
Ainda estas empreitadas não foram resolvidas, já se reclama o arranjo urgente de outros arruamentos completamente degradados na freguesia, tais como a Rua do Pinhal de Castelo de Vide, Rua da Belavista e Rua António Silva.
Agora, não fazer nada, é o mesmo que conduzir esta situação para o caos, visto que o estado dos nossos arruamentos está em degradação acelerada.
Buracos no pavimento e nas calçadas, são cada vez mais! A Junta de Freguesia tem resolvido situações mais delicadas, mas não lhe compete este serviço! É por isso mesmo que o reclamamos à Câmara Municipal.
Outras situações que merecem o nosso reparo, por falta de intervenção urgente, após várias informações feitas à câmara, sem resposta.
O Parque Infantil, no Largo Vieira Caldas, no centro da Vila, está em perigo, estando a Junta a ponderar o seu encerramento.
Toda a vedação exterior está podre e sem possibilidade de qualquer intervenção, que não seja a sua substituição.
Foi feita informação à CM, denunciando a situação e anexado um orçamento para as obras necessárias no imediato.
Nada nos foi dito até hoje, e já lá vão quase seis meses!
O Parque Infantil do Bairro do Arco Maria Teresa, está encerrado porque foi danificado um dos equipamentos, apresentando também perigo para as crianças.
Trata-se de um bairro onde há muitas crianças e nas actuais condições encontram-se impossibilitadas de o frequentar.
Estamos cansados de falar sobre o mamarracho erguido no Lugar d’Além, cujo dono é o BES. Perguntamos novamente à Câmara que pensa fazer sobre este caso que nos incomoda solenemente.
O comentário normal estas situações, é que, se fosse um outro qualquer proprietário, já tinha sido resolvida a situação, mas trata-se do BES e o assunto torna-se por isso mais delicado de resolver.
Mas perante a lei não somos todos iguais?
De facto não somos!
Veja-se uma obra que está a ser feita em terreno que era do domínio público, cedido ao município pelos moradores do Casal Novo, mais tarde cedido pela CM à EDP.
Os empreiteiros entraram e destruíram o que entenderam, sem que à Junta de Freguesia fosse dado qualquer conhecimento, nem pela CM.
Fiquei pasmado com o atrevimento do empreiteiro, quando se dirigiu à Junta de Freguesia, pedindo um local para depositar as terras.
É evidente que o caminho que lhe foi apontado foi a CM, esta é a entidade que poderá responder a isso, não somos nós.
Antes de terminar esta intervenção, quero reconhecer que nem tudo está mal em Caneças!
Depois de muita pressão e alguns aborrecimentos, lá se foram limpar as linhas de água … não todas!… Mas foi feito um bom trabalho!
Odivelas, 29 de Fevereiro de 2012
Os Eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Odivelas
O Presidente da Junta de Freguesia de Caneças
Armindo Fernandes