O Centro Infantil de Odivelas é a única instituição da Segurança Social de apoio à infância no concelho de Odivelas, acolhendo actualmente cerca de 270 crianças, sendo que 100 estão em creche familiar, constituída por uma rede de 25 amas com formação específica e com supervisão pedagógica assegurada por educadoras, e cerca de 150 crianças frequentam a instituição sendo a maioria em pré-escolar.
Para além destas respostas o Centro Infantil garante a intervenção precoce a 30 crianças com menos de três anos, através de visitas domiciliárias.
A maioria das crianças pertence a famílias com poucos recursos, enquadrando-se por isso nos escalões de comparticipação mais baixos Existem ainda crianças cujo rendimento familiar é tão baixo que estão na instituição sem pagar qualquer comparticipação. Com a entrega da gestão a privados, independentemente do tipo de instituição, estas famílias vão ver as suas mensalidades aumentar e muitas deixarão de ter condições para pagar.
Por seu lado, os cerca de 60 trabalhadores (educadoras, auxiliares, administrativos e amas) também não sabem em que situação vão ficar.
Esta medida integra-se numa estratégia que abrange largas dezenas de instituições a nível nacional e representará o fim dos Equipamentos Públicos de Acção Social.
A CDU considera inadmissível esta política de desresponsabilização social do Estado que evidencia bem a matriz “socialista” deste governo.
Gabinete de Imprensa
Odivelas, 10 de Março de 2009