curpic2

No Centro de dia da CURPIC em Caneças chove como na rua!

curpic2Em nota à Comunicação Social, a CDU Odivelas denuncia a situação insustentável no Centro de Dia da CURPIC, em Caneças. Água a escorrer pelas paredes, instalações eléctricas em risco, mobiliário tapado com plásticos caracterizam hoje este espaço, que serve cerca de 70 utentes.


Nota à Comunicação Social

No Centro de dia da CURPIC em Caneças chove como na rua!

Nas instalações do Centro de Dia da CURPIC em Caneças chove como na rua!

curpic1Este problema, que já se arrasta há vários anos, tem vindo a agravar-se de dia para dia. Neste centro de dia, que serve cerca de 70 utentes entre Centro de Dia e Apoio domiciliário e que conta com cerca de 400 associados, a degradação das instalações está à vista de quem por lá passar.

No passado dia 10 de Abril, os vereadores da CDU questionaram a Câmara Municipal de Odivelas quanto à grave situação de infiltrações de água que acontecem nas instalações da Comissão Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Caneças, uma vez que são instalações municipais. A resposta foi que havia necessidade de obras estruturais para as quais não havia verbas.

Nesse mesmo dia, activistas da CDU e Fernanda Mateus, Candidata à Câmara Municipal de Odivelas, visitaram as instalações da CURPIC e depararam-se com uma situação gritante… Secretárias tapadas com plásticos para não se estragarem, rupturas constantes do quadro eléctrico devido às infiltrações e paredes onde a água escorre a fio!

Segundo a direcção, já evitam ligar equipamentos eléctricos com medo de que a qualquer momento aconteça algum problema por causa das infiltrações de águas e se dê uma desgraça.

Na mesma semana em que visitamos instalações de centros de dia neste estado de degradação, lemos e ouvimos nos órgãos de Comunicação Social declarações da Senhora Presidente da Câmara, nas quais afirma que os Seniores constituem um investimento prioritário da Autarquia de Odivelas! É caso para dizer que rico investimento!

curpic3Estas palavras confirmam um forte investimento na demagogia e propaganda, e na ocultação de uma gestão danosa dos recursos financeiros do município, colocados ao serviço dos negócios privados.

De facto, mais uma vez, a Presidente da Câmara afirma não ter dinheiro para obras nestas instalações, que significariam dar condições dignas aos idosos de Caneças. Para a CDU, investimento seria não permitir que chovesse dentro de um Centro de Dia! Isso sim seria a resposta à necessidade destes idosos. As palavras bonitas da Presidente da Câmara não resolvem efectivamente os problemas graves da população sénior do Concelho!

A CDU repudia situações como as com que se deparam os idosos deste centro de dia e continuará a denunciar e exigir a resolução deste e de outros problemas. Porque ao contrário de outros a nossa intervenção passa por uma acção directa na resolução efectiva dos problemas e não numa retórica agradável aos ouvidos dos eleitores.

Fernanda Mateus, que no âmbito da sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Odivelas tem visitado as associações de apoio aos reformados, pensionistas e idosos, valorizou o papel dos seus dirigentes e dos seus trabalhadores na procura da prestação de um serviço de qualidade, contrastando vivamente com a ausência de obras nas instalações, um exemplo flagrante do abandono por parte da Câmara Municipal, e com os reiterados cortes nas pensões, na saúde e em outros direitos sociais por parte do Governo PSD/CDS.

A CDU-Odivelas
Odivelas, 12 de Abril de 2013