CM Odivelas – Tabela de Preços da Odivelgest EM

11.ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas

06.06.2007

Tabela de Preços da Odivelgest EM

A propósito da actualização da tabela de preços da Odivelgest EM, para a época desportiva 2007/08, é referido pelo Conselho de Administração da Empresa, o valor da “inflação prevista de 2,5%” sem contudo ser referida qual a fonte. Esclarecemos aqui que mesmo após a revisão em alta de 0,1% feita pelo Governo para o ano de 2008, que constava do Programa de Estabilidade e Crescimento, a previsão da inflação situa-se nos 2,2%. Desta forma, não se percebe pois qual a referencia ao valor de 2,5% feita pelo Conselho de Administração e que serve de base á proposta de actualização da tabela de preços.

Recordamos aqui, que as tabelas agora aprovadas têm maior incidência no ano de 2008, já que uma eventual futura actualização será feita apenas com efeitos a partir de Setembro de 2008. Quer isto dizer que, a ser tido em linha de conta os valores da inflação, seria mais razoável considerar o previsto para 2008.

No entanto, para os Vereadores da CDU, e considerando a gradual perda de poder de compra das famílias portuguesas e os sistemáticos agravamentos das taxas de juro o que constitui o maior factor de penalização dos orçamentos familiares, o único valor de referência possível, e que de facto não agravaria ainda mais a situação financeira dos utentes das nossas piscinas, teria que ser o valor dos aumentos salariais para os trabalhadores da função publica que em 2007, e que, se exceptuarmos o congelamento dos salários daqueles que auferem mais de 1000 euros, se situou nos 1.5%.

Sempre consideramos que as preocupações sociais e o alargamento deste tipo de oferta (as actividades aquáticas) a segmentos da população economicamente mais carenciados deve ser um primado, não só do Conselho de Administração da Odivelgest EM, mas também da entidade que a tutela – A Câmara Municipal de Odivelas.

Odivelas, 6 de Junho de 2007
Os Vereadores da CDU