CM Odivelas – Subsídio aos Projectos Escolares

9ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas

09.05.2007

Pontos 3, 4, 5 e 6 – Subsídio aos Projectos Escolares

Vamos votar a favor da atribuição destes subsídios e ao mesmo tempo fazer uma proposta, que se assuma um compromisso de que não será por falta de apoio da Câmara que estes projectos deixarão de se realizar.

Como sabemos há muita gente envolvida para que seja possível a mostra de projectos. A começar pelos técnicos e funcionários do Município, ligados a esta área, que desde sempre se têm empenhado na concretização desta mostra, depois temos as Escolas que se organizam criando nos alunos o entusiasmo, e o espírito de equipa do trabalho em grupo finalmente a participação dos pais e encarregados de educação, que através destes projectos se aproximam da Escola tornando-se parceiros indispensáveis neste projecto mais global que é a educação.

A Câmara ao apoiar as Escolas para que elas possam desenvolver esta actividade, está a cumprir uma das suas primeiras responsabilidades, que é apoiar a Educação.

É nas escolas onde estão os nossos jovens que a Autarquia deve investir. O futuro está lá, e uma Autarquia com visão de Futuro não pode, não deve ficar à porta.

Por isso, quando falamos destes projectos, não podemos ignorar, o quanto é importante para a maioria das escolas, especialmente para as do 1º ciclo, esta iniciativa transforma-se num objectivo de toda a escola.

É todo um projecto pensado, estruturado e realizado com a finalidade de estar presente na mostra de projectos. É o culminar de meses de trabalho, de recolha de materiais e informação e de participação em actividades que muitas vezes ultrapassam os muros da Escola. É o trabalho de grupo na sua expressão maior é uma escola mobilizada num objectivo comum.

Odivelas, 9 de Maio de 2007