CM Odivelas – ODIVELGEST EM

11.ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas

06.06.2007

 
ODIVELGEST EM – Transferência para cobertura dos resultados do exercício de 2006

Como é do conhecimento público, os Vereadores da CDU votaram contra o ultimo relatório e contas da Odivelgest EM, relativo ao exercício de 2006. O prejuízo acumulado pela empresa no referido ano situou-se nos 307 313 euros o que comparativamente ao previsto foi superior em 230 234 euros. Este facto, por si só justificou o nosso sentido de voto, tanto mais que a argumentação que suporta tão grande derrapagem afigura-se como pouco credível. Entre criticas à gestão do anterior Conselho de Administração, que rotulou como “economicista” e a referência à necessidade de “obras a mais” no âmbito da cobertura da piscina exterior (iniciativa da exclusiva responsabilidade do conselho de administração da Odivelgest EM, sem que fosse suscitada qualquer discussão na Câmara) tudo serviu para justificar o injustificável – a Odivelgest EM em 2006 teve um resultado negativo só comparável aos exercícios do primeiro Conselho de Administração) da empresa (que durou até 2001) e que culminaram numa situação de falência técnica da Odivelgest EM.

No resultado de tudo isto dois dados objectivos surgem como incontornáveis: Por um lado o claro agravamento da situação financeira da Autarquia com prejuízos para o conjunto da população e por outro a demonstração inequívoca da estratégia da maioria ao nível do investimento (gastar mais nas empresas municipais retirando aos agentes sócio-culturais e desportivos do Concelho)

Para que se saiba, o valor total do investimento da Autarquia na Odivelgest EM, em 2006 e após a cobertura dos prejuízos, cifra-se em 707 313 euros!!!

Curioso ou talvez não, é o facto de nesta matéria a maioria PS/PSD ter dois discursos: ou melhor um discurso e a ausência de outro. Não se percebe os constantes apelos à compreensão da situação financeira da Autarquia, à necessidade de reduzir os apoios aos agentes desportivos, ao desinvestimento na construção, beneficiação e requalificação do parque desportivo do nosso concelho e simultaneamente avalizar tamanhos prejuízos sem sequer fazer uma recomendação de maior cuidado e rigor na gestão das empresas municipais aos respectivos Conselhos de Administração.

Assim e em coerência com a posição assumida aquando da votação da demonstração dos resultados do exercício, os Vereadores da CDU votaram contra a transferência agora proposta para cobertura do prejuízo da Odivelgest EM.

 Odivelas, 6 de Junho de 2007
Os Vereadores da CDU