CM Odivelas – Odivelcultur EM

11.ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Odivelas

06.06.2007

Odivelcultur EM – transferência para cobertura dos resultados do exercício de 2006

Com o subsidio agora proposto para a cobertura do prejuízo do exercício de 2006 da Odivelcultur EM no valor de 88 544,47 euros, e quando somados ao valor atribuído através de subsídios à exploração o total do investimento do Município nesta empresa em 2006 situa-se próximo do milhão de euros.

É conhecida a posição da CDU quanto à natureza e oportunidade desta empresa, pelo que no âmbito desta votação apenas queremos reafirmar a exorbitância do valor do apoio do município a esta empresa, sobretudo quando comparado com o investimento global que o Município faz na área da promoção da cultura no nosso concelho.

A Câmara Municipal de Odivelas continua a subsidiar esta empresa, não se vislumbrando qualquer estratégia do seu Concelho de Administração que permita, a médio prazo, libertar-se pelo menos gradualmente desta dependência financeira, procurando aproximar o valor da comparticipação da tutela dos referidos no estudo de viabilidade económica que esteve na origem da criação da empresa.

Mais, consideramos que uma empresa Municipal cujas receitas são em mais de 90% oriundas da Câmara, justifica uma permanente vigilância da tutela. Ora como nós sabemos foram sonegadas à CDU importantes informações sobre a gestão da Odivelcultur EM, o que inclusive motivou a que não estivéssemos presentes na discussão do relatório e contas referente ao exercício de 2006. Daqui se depreende que, pelas razões apresentadas os vereadores da CDU votaram contra o subsidio (mais um) agora proposto.

Odivelas, 6 de Junho de 2007
Os Vereadores da CDU