CM Odivelas – Moção sobre a CRIL

28.03.2007

PAOD

MOÇÃO

As Juntas de Freguesia de Carnide, Pontinha e Alfornelos têm desenvolvido esforços conjuntos para defender junto das entidades responsáveis pelo Traçado da CRIL as melhores soluções para que as populações não sofram impactos ambientais negativos, nomeadamente ruídos, poeiras que cientificamente estão comprovadas como muito nocivas à saúde das pessoas.

As populações da Pontinha e de Alfornelos, através das suas organizações representativas, sempre têm lutado para que a Av. 25 de Abril ligasse, estas duas freguesias, melhorando muito a sua qualidade de vida e garantisse a continuação urbana que a sua proximidade aconselha.

As juntas da Pontinha e Alfornelos durante 30 anos contestaram a barreira arquitectónica que se opõe à continuação da Av. 25 de Abril, apelidando-a de “MURO DA VERGONHA”.

O Ministério das Obras Públicas e o Instituto de Estradas de Portugal, em reunião que fizeram com as organizações atrás referidas, aceitaram as pretensões das populações da Pontinha e Alfornelos e tudo fazia prever que a continuidade da Av. 25 de Abril seria uma realidade e os troços da CRIL, próximo das habitações, seriam construídos em túnel.

Puro engano, o governo e Instituto das Estradas de Portugal, pretendem mesmo inviabilizar a continuação da Av. 25 de Abril, da Pontinha até Alfornelos e realizar a construção da CRIL a céu aberto junto das habitações, para  grande prejuízo da qualidade de vida das populações, com realce para a população da Pontinha.

Perante o exposto a câmara de Odivelas, reunida em 28 de Março de 2007, manifesta a sua oposição ao traçado da CRIL,  tornado  público recentemente pelo governo, tendo em conta os graves prejuízos para a qualidade de vida que o mesmo provoca à população da Pontinha, freguesia deste concelho, e a impossibilidade de continuação da Av. 25 de Abril para ligar esta freguesia à freguesia de Alfornelos.

Odivelas, 28 de Março de 2007

Os vereadores da CDU