CDU Visita Serra da Luz em Odivelas

A CDU da Freguesia da Pontinha, reuniu com a população e com a Comissão da Serra da Luz tendo depois realizado conjuntamente uma visita ao Bairro levantando as situações mais preocupantes que exigem medidas rápidas para garantirem a segurança e razoáveis condições de vida das populações nela residentes.

Falámos com a população, relatámos as suas preocupações em reunião de Câmara. Temos soluções. Exigimos a requalificação urbanística.

A CDU – vereadores na Câmara de Odivelas e os eleitos na Assembleia de Freguesia da Pontinha, reuniram com a população e com a Comissão da Serra da Luz que depois nos acompanhou e nos indicou as situações mais preocupantes que exigem medidas rápidas para garantirem a segurança e razoáveis condições de vida das populações nela residentes.

A maioria dos moradores do Bairro são arrendatários que não têm condições para pagar as rendas exigidas nas casas legalizadas. Isto porque o Estado não tem uma política de habitação que garanta aos cidadãos casas a preços acessíveis aos seus rendimentos.

Trata-se de situações que têm que ser enquadradas na intervenção social da Câmara, devendo por isso ser incluídas no planeamento da acção social do município.

A Câmara está a ser gerida pela aliança PS/PSD à qual se exige acções justas, correctas e eficazes. Não bastam as promessas de recuperação da Vertente Sul, as notícias e imagens na televisão, os discursos e as fotografias nos jornais. São precisas obras concretas de emergência que garantam a segurança das pessoas. Quem gere a Câmara tem obrigação de as fazer! Até agora, depois das chuvas, nenhuma obra concreta foi feita!

Também o governo tem responsabilidades nesta situação e por isso tem que apoiar nos custos dessa recuperação. O PSD foi governo, o PS é actualmente governo, e assim tem sido há quase trinta anos!… Exige-se que a Câmara e o Governo PS assumam as suas responsabilidades! Têm de apoiar esta requalificação urbanística! A segurança dos milhares de pessoas que residem na Serra da Luz tem de ser garantida de uma vez por todas!

No que toca às famílias realojadas, em resultado das chuvas torrenciais, constatamos que se encontram descontentes pois, segundo têm dito publicamente, foi-lhes prometido que o alojamento provisório, numa pensão pago pela Segurança Social, seria por uma semana e que depois haveria o alojamento definitivo. Esse prazo já passou e continuam na pensão, com a sua vida completamente alterada, as crianças longe da escola…

Exige-se que o processo de alojamento definitivo seja acelerado, que o Estado e a Câmara que tanto falam em “simplex” sejam rápidos em encontrar soluções que dêem estabilidade a essas famílias.

Os vereadores da CDU colocaram estes problemas na reunião de Câmara realizada no passado dia 12 de Março.

Odivelas, 12 de Março de 2008

PARTILHAR