CDU Odivelas apresentou candidato à Freguesia de Caneças

canecas.jpg

A CDU apresentou, na passada Sexta-Feira dia 3 de Julho, Armindo Fernandes como candidato da CDU à Junta de Freguesia de Caneças. Sob o lema “Caneças Segue em Frente” realizou-se um jantar de apresentação dos candidatos da CDU à Freguesia de Caneças. Armindo Fernandes, actual Presidente da Junta de Freguesia é de novo o candidato da CDU a Caneças. Nos últimos 16 anos a população da Freguesia tem depositado a sua confiança no trabalho e na capacidade da CDU para gerir os destinos da Freguesia, os resultados estão à vista, no contexto das Freguesias do Concelho de Odivelas, Caneças é sem dúvida um exemplo de boa gestão e trabalho autárquico.

A iniciativa abriu com uma saudação de Ilídio Ferreira Candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Odivelas que sublinhou o excelente trabalho da equipa CDU durante estes quatro anos na Freguesia de Caneças e afirmou estar convicto que a equipa agora apresentada irá prosseguir o caminho do desenvolvimento e bem-estar da vila de Caneças elevando-a a um novo patamar de qualidade.

No final do jantar houve lugar às intervenções de Armindo Fernandes e Bruno Martins, em representação da Juventude CDU. Ao longo da sua intervenção Armindo Fernandes destacaria como marca deste mandato, a construção da nova sede da Junta de Freguesia, para o futuro, Armindo Fernandes afirmou que «primeiro é preciso ganhar para depois com energias renovadas continuarmos o trabalho na permanente melhoria da qualidade de vida em Caneças ». 

Abrir novas acessibilidades, como sejam, o alargamento da Rua dos Castanheiros e da Azinhaga do Pinhal, a construção das Variantes Norte e Sul de Caneças, para dar mais fluidez ao trânsito que nos cruza todos os dias.

Lutar pelo Jardim do Centro da Vila, este que já conheceu vários projectos, todos eles rejeitados pelos eleitos e pela população, porque uns e outros, não foram ouvidos para as conclusões que aqui pretendiam implementar.

Queremos lutar com firmeza pela legalização dos bairros de génese ilegal. Porque esta foi uma promessa do PS na Câmara Municipal, que não foi cumprida.

Os bairros legalizados, foram apenas os que traziam o trabalho avançado de Loures. Os que necessitavam de investimentos, foram sendo adiados.

Na CM Odivelas, o PS muito prometeu, mas pouco cumpriu! Afirmou Armindo Fernandes.

A lista agora apresentada, conta com 26 elementos, tem uma média etária de 48 anos e 40% são mulheres. 



Intervenção de Armindo Fernandes


Camaradas e Amigos:


Não vos vou chamar à atenção para o trabalho que temos vindo a desenvolver na Freguesia, porque ele é conhecido e reconhecido por todos vós.

Contudo, sempre vos afirmo, que esta Candidatura ao próximo mandato, é composta por Homens e Mulheres, que se têm destacado pela sua competência e dedicação, em áreas diversas, facto que nos garante, só por si, mais um êxito autárquico.

São pessoas, como já tiveram a ocasião de identificar, que estão ligadas aos mais variados ramos de actividade, como sejam, os bairros, as colectividades, o ensino e a cultura.

Não esquecemos áreas importantes, como sejam, a juventude, os idosos e ainda a segurança das populações, integrando pessoas ligadas a estas áreas, importantes e específicas.

Não deixámos descaracterizar o actual conjunto de eleitos, antes, reforçámos a sua base e o seu conhecimento, com vista a aumentar a nossa capacidade de intervenção.

Sabemos que a tarefa autárquica não é fácil, antes pelo contrário, cada vez mais lhe são acrescidas novas dificuldades, que, só com a experiência e a vontade de vencer de muitos de nós, poderá ser ultrapassada.

Por isso, no imediato, a nossa primeira tarefa é ganhar, depois, com as baterias carregadas de nova energia, talvez a alternativa, vamos continuar a obra porque a população não pode esperar.

Não pertencemos ao grupo dos que sonham chegar à Junta de Freguesia, a qualquer preço, para depois começar a inventar o que fazer. 

Nós incorporamos uma dinâmica de continuidade, sem quebras de ritmo, e a uma velocidade certa, para que a viagem dos próximos quatro anos, não seja feita aos solavancos.

Para isso, caros camaradas e amigos, precisamos da vossa ajuda e a confiança da população, para concretizar o nosso projecto e conquistar mais aderentes para a nossa causa.

Todos nós não somos demais!

A luta vai ser renhida, já se adivinha, o caminho, esse é difícil e muito sinuoso, com muitos obstáculos para vencer, mas isso não nos assusta.

As falsas promessas, sempre cheias de boas vontades, vão aparecer por aí, talvez nos tablóides da caserna, quem sabe, até penduradas nas árvores.

E já agora!.. Em Caneças, ainda existem algumas oliveiras. É preciso cuidado com o fruto que elas dão!

No Outono, ainda estão verdes… e amargam muito. 

Dessas o nosso povo não gosta!

Nestes períodos sempre aparecem os vendilhões de promessas fáceis, que sabem não poder cumprir, mas que dão jeito para dividir e confundir a população.

É necessário saber desmontar tais propostas, mesmo que nos pareçam atraentes, bem embrulhadas, mas o seu conteúdo é certamente enganador.

É necessário falar com os que nos rodeiam, não deixar ninguém pelo caminho, sem uma resposta convincente, porque no momento de decidir, não podem haver dúvidas.

Vamos dar continuidade ao trabalho que a CDU tem vindo a realizar em Caneças. Agora, com o apoio da equipa que vai gerir a Câmara, liderada pelo Camarada Ilídio Ferreira.

Com ele na Câmara, os nossos projectos serão tidos em conta, enquanto a arrogância aliada à incompetência, serão postas de parte, porque não servem a democracia, nem os interesses do nosso povo.

Camaradas e Amigos.

O actual mandato foi muito condicionado pela construção de património que faltava à Freguesia.

Construção da sede da Junta, instalações condignas para os trabalhadores, armazém para guarda de equipamentos e materiais, absorveram grande parte do nosso esforço financeiro.

Foi um trabalho digno, nomeadamente, a construção da sede da autarquia, que nos vinha escapando, de mandato para mandato.

Todos achavam que tínhamos razão, mas nada faziam para resolver o problema, até que o actual executivo, com algum engenho, conseguiu resolver a situação.

Hoje, ninguém poderá ignorar aquele património que ficará a marcar a nossa passagem pela autarquia.

Agora é a vez de abraçar outros projectos, lutar por outros objectivos, e resolver outras questões, reivindicando à Câmara a construção da nova Escola, no centro da Vila.

Abrir novas acessibilidades, como sejam, o alargamento da Rua dos Castanheiros e da Azinhaga do Pinhal, a construção das Variantes Norte e Sul de Caneças, para dar mais fluidez ao trânsito que nos cruza todos os dias.

Lutar pelo Jardim do Centro da Vila, este que já conheceu vários projectos, todos eles rejeitados pelos eleitos e pela população, porque uns e outros, não forma ouvidos para as conclusões que aqui pretendiam implementar.

Queremos lutar com firmeza pela legalização dos bairros de génese ilegal. Porque esta foi uma promessa do PS na CM, que não foi cumprida.

Os bairros legalizados, foram apenas os que traziam o trabalho avançado de Loures. Os que necessitavam de investimentos, foram sendo adiados.

Na Câmara Municipal Odivelas, o PS muito prometeu, mas pouco cumpriu!

Também as colectividades e as associações da Freguesia merecem o nosso respeito e permanente atenção, algumas bem precisam de ajuda para retomarem o seu normal funcionamento.

O PS na Câmara, sempre apoiado no PSD, tratou com perfeita desigualdade as colectividades. Chamou a uns filhos e a outros enteados.

Não é justo, e com a CDU na Câmara, isso não irá acontecer.

Camaradas e Amigos.

O nosso Programa Eleitoral, irá ser tornado público, em devido tempo, abordará com critério e rigor, estas e outras questões, para que a população que nos conhece, e em nós confia, possa livremente, contribuir para a nossa vitória.

Esta Lista da CDU, que acaba de ser tornada pública, tudo fará, com Honestidade, Trabalho e Competência, para cumprir as propostas e as reivindicações mais sentidas pela população de Caneças.

Vamos, até Outubro, trabalhar para mais uma vitória, porque o trabalho que temos desenvolvido, leva-nos a acreditar que é possível, mais uma vez, honrar a CDU.


Caneças segue em Frente!


Viva a CDU.


Viva a população de Caneças!


 

Intervenção Juventude CDU: Bruno Martins


Boa noite a todos,


Começo por saudar todos os canecences e amigos da nossa freguesia e do nosso projecto por estarem aqui presentes hoje. 


Falo-vos, nesta noite de elevada importância, não só em nome da Juventude Comunista Portuguesa, organização da qual, com muito orgulho, sou militante, mas também em nome do cada vez mais alargado colectivo da Juventude CDU do concelho de Odivelas.

A nosso lado, temos os jovens da Ecolojovem (do PEV), e um número que não pára de aumentar a cada jantar de apresentação, a cada iniciativa, de jovens que, não sendo militantes de nenhum dos partidos da nossa coligação, se revêm no nosso projecto, nas nossas ideias e na nossa maneira de trabalhar. 

Mas, como não poderia deixar de ser, falo-vos também como eleito da Juventude CDU na Junta de Freguesia de Caneças.

Durante estes 4 anos que agora se aproximam do fim, muitos foram os projectos e as iniciativas que realizámos a pensar nos jovens.

Por várias vezes esses projectos foram referidos quer na comunicação social e principalmente nas ruas da nossa freguesia, como fundamentais para o desenvolvimento saudável da nossa juventude. 

Houve até ocasiões que, em sede de Assembleia de Freguesia, a nossa oposição teve de render-se perante as evidências e congratular o executivo pelo sucesso alcançado. 

Claro que isto nos enche, não de orgulho, mas sim de vontade de fazer cada vez mais e cada vez melhor!

É claro que isto não faz parte de um acto isolado. As nossas realizações são fruto da discussão colectiva de milhares de jovens activistas da JCDU que vão construindo a estratégia da nossa intervenção para termos uma juventude mais culta, mais envolvida, com mais oportunidades, com melhor acesso ao desporto, à arte e à cidadania.

Neste paradigma, a Junta de Freguesia continuou a organizar a sua reputadíssima Colónia de Férias, com o nome de Programa Praia Campo, onde as crianças da nossa freguesia podem desfrutar não só da praia como de um número infindável de actividades sócio-culturais, lúdico-pedagógicas e de lazer.

Mas neste mandato muitas foram as novidades para a Juventude! 

Promovemos uma candidatura ao programa Escolhas, com financiamento comunitário, que vimos aprovada. Com o auxílio de 5 determinados técnicos, o projecto Távola Redonda é uma realidade desde Janeiro de 2007, sempre em parceria com a comunidade educativa; destaco aqui o papel da AHBVC, que tem sido a entidade responsável pela gestão do financiamento do projecto.

Este é um projecto que visa, principalmente, o combate à exclusão social, ao abandono e absentismo escolar, a integração dos jovens na comunidade, a promoção de hábitos de vida saudáveis e prevenção de comportamentos de risco.

Temos, neste momento, cerca de 250 jovens inscritos neste projecto e outras tantas famílias. Muitos deles voltaram a estudar, têm obtido melhores resultados e saíram das ruas, por onde deambulavam sem nada para fazer… 

Por tudo isto, quero agradecer publicamente aos técnicos que nos apoiam nesta grande missão que é trabalhar com jovens! Obrigado!

Promovemos também, na área da Saúde, o Projecto Mediadores para a Saúde. Neste projecto incentivámos os jovens estudantes a pesquisar temas de interesse em Saúde Pública e Comunitária, para aprenderem, mas também para passarem a mensagem aos seus colegas, família e comunidade. Foi deste projecto, que já vai no 3º ano consecutivo, que nasceu a Feira da Saúde, onde os jovens apresentam os seus trabalhos e a Junta aproveita para promover um conjunto de testes de rastreio com a ajuda do centro de saúde e de inúmeros profissionais de saúde voluntários.

Promovemos programas de Ocupação de Tempos Livres no Verão, apoiámos os grupos de jovens informais da freguesia e tantas outras coisas que não teríamos tempo de enumerar todas. 

Todavia, há ainda algumas que não posso deixar de mencionar: 

Pela primeira vez na freguesia, em 2008, realizámos o 1º Festival da Juventude, e em 2009 o “Caneças Spring Sessions”, dois mega eventos, onde trabalharam voluntariamente connosco cerca de uma centena de jovens, que apenas queriam contribuir para a dinâmica juvenil da freguesia. Nestes festivais, que são muito mais que simples festas, demos oportunidade a bandas de garagem da freguesia de mostrarem a sua música, promovendo a sua evolução, organizámos desfiles de moda, com direito a castings para quem quiser tentar uma carreira naquele mundo, tivemos artes circenses, desporto, dança, enfim, um infindável rol de actividades que foram de encontro às expectativas da juventude. 

Tanto é que, ainda ontem quando regressava de uma outra iniciativa da CDU, fui abordado por um conjunto de jovens que se disponibilizaram a ajudar-nos a preparar actividades no futuro… Este é um sinal claro que a juventude reconhece-nos como seus aliados e que nos apoiam para continuarmos a desenvolver um bom trabalho.

Podia falar-vos também das largas centenas de pessoas que nos ajudam na Caneças Solidária que, por sua vez, estão a ajudar as famílias carenciadas da freguesia; podia falar-vos das iniciativas de luta contra a pobreza, onde recolhemos contributos para a luta contra a fome mundial… podia falar-vos da Feira do Ambiente, dos jogos da Freguesia, do cicloturismo, dos apoios ao associativismo, da remodelação do Largo da Infância, da construção da nova sede, da recuperação do tanque das lavadeiras…

Podia e posso com muito prazer, convidar-vos para uma iniciativa de divulgação científica, no âmbito do Ano Internacional da Astronomia, que será no dia 11 de Julho, pelas 21h no recinto de festas do Casal Novo, onde teremos a oportunidade de falar sobre o Universo e realizar uma observação nocturna de astros. Espero ver-vos por lá.

Enfim. Podia passar o resto da noite a contar-vos o que fizemos e o que ainda temos programado até ao final do mandato.

Mas o nosso trabalho está à vista de todos. 

E como diria o nosso querido camarada Carlos Carvalhas, “a prova de que o pudim é bom, é porque se come”.

E se a população nos tem confiado o seu voto, nestas eleições tem motivos redobrados para o fazer.

Mas não se iludam. Nada se conquista sem trabalho. Precisamos de todos para vencer esta batalha. Que a vossa voz, seja a nossa voz e que juntos passemos a mensagem de que só a CDU tem condições para continuar a promover uma melhoria da qualidade de vida das populações e que este colectivo é constituído por homens, mulheres e jovens sérios, dinâmicos, conhecedores e capazes de enfrentar o desafio e fazer de Caneças um sítio cada vez melhor para se viver. 


Contamos convosco!

Viva a juventude a CDU!

Viva a CDU!

Viva Caneças!!