CDU assinala Dia Internacional da Mulher em reunião de Câmara

A CDU apresentou Declaração Política assinalando o Dia Internacional da Mulher 2023, na reunião de Câmara Municipal realizada no dia 8 de Março de 2023.

Na declaração pode ler-se:

“No país, onde os salários são geralmente baixos, as mulheres têm salários base 13% mais baixos que os homens. Em 2021 essa desigualdade atingiu, em média, os 153 euros de diferença, mas entre os quadros superiores a diferença rondou os 600 euros!

No concelho de Odivelas, onde os salários são cronicamente dos mais baixos da Região da Grande Lisboa, as mulheres recebem menos 7,5% que os homens (dados de 2019).

Por sua vez, no município, como consequência da estrutura de carreiras, a remuneração média das mulheres é 8,6% inferior à dos homens. Aqui, 75,6% dos trabalhadores são mulheres, mas quando olhamos para os cargos de Direção elas descem para 48,5%. (CMO: Plano Municipal para a igualdade e não discriminação).

Saudamos as mulheres deste concelho: as que fazem e defendem a Escola Pública; as que prestam cuidados de Saúde, defendendo o Serviço Nacional de Saúde; as que trabalham nos call center e nos supermercados, nas fábricas, no comércio e serviços, nas instituições sociais. Saudamos as que diariamente dão vida às coletividades e associações, as delegadas e dirigentes sindicais.

Saudamos de forma especial as trabalhadoras deste município, que constituem mais de 70% dos trabalhadores, e que com o seu empenho e dedicação defendem o Poder Local Democrático.”