AM Odivelas – Movimento Associativo

2ª Reunião da 2ª Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Odivelas

03.05.2007

Intervenção – Movimento Associativo

O ano de 2006, no Município de Odivelas, mais do que o desinvestimento em obra real e visível, fica inevitavelmente marcado pelo recuo da Câmara relativamente às políticas de apoio ao movimento Associativo. Esta área de intervenção social, cultural e desportiva foi sem duvida alguma a mais penalizada pelos propalados constrangimentos financeiros. Sob o argumento falacioso de que em primeiro lugar haveria que dar lugar ao pagamento das dividas aos clubes relativas a anos transactos, a maioria PS/PSD decidiu suspender os programas de apoio ao desporto, á cultura, às IPSS´s e às Associações Juvenis.

Entendamo-nos quanto a isto: Na CDU estamos de acordo que as dividas devem e têm de ser pagas, mas nunca á custa do corte nos apoios aos Movimento Associativo. Esta situação tem conduzido ao abrandamento da actividade das Associações, com claros prejuízos para a qualidade de vida das populações. Na “terra das oportunidades” a maioria PS/PSD, lança agora a ideia da terra dos desafios, sendo que a Câmara Municipal de Odivelas lançou ás colectividades o maior de todos os desafios:

Sobrevivam! Sobrevivam sozinhos porque connosco não podem contar.

As colectividades de cultura, recreio e desporto são responsáveis no nosso concelho pela generalidade da oferta que existe nestes domínios, numa lógica de verdadeira democratização de tais práticas.

É importante compreender que a situação actual é dramática: há falta de quaisquer incentivos da Administração central, associa-se a Câmara Municipal cortando os apoios que em muitos casos constituíam grande percentagem das parcas receitas das associações. A desmotivação dos dirigentes que resulta fundamentalmente da escassez destes apoios, tem contribuindo para a sua crescente descrença , cada vez mais entregues a si mesmo naquilo que é a criação de condições para que um dos desígnios da constituição Portuguesa seja efectivamente cumprido: o acesso á Cultura e ao Desporto.

Ao infligir este rude golpe no Associativismo, a Câmara Municipal de Odivelas está a dar um inequívoco sinal de desrespeito pelo trabalho, sagacidade e espirito de serviço publico que centenas de homens e mulheres prestam em Odivelas. Mais,  está a dar um sinal do rumo que quer seguir naquilo que é a promoção da cultura e desporto, ou seja, um rumo que visa reduzir a intervenção municipal a meia dúzia de iniciativas e a uma empresa municipal que absorve a quase totalidade do investimento que deveria ser direccionado para aqueles que efectivamente tiram os jovens das ruas, os enquadram, os organizam enfim aqueles que os incentivam a uma participação cívica quotidiana.

Mas nem só de colectividades falamos: o que dizer das Instituições Particulares de Solidariedade Social que igualmente viram suspensos os seus programas de apoio. Aqui, talvez ainda mais do que nas colectividades de cultura e desporto, o apoio e respostas sociais que estas instituições dão nos domínio da infância e idosos é ainda mais marcante. Não tardará muito que muitas acabem lentamente por morrer na ausência de apoios municipais.

O ano de 2006 fica também marcado pela ausência de investimentos em instalações culturais, sociais e desportivas. Em matéria de recuperação ou beneficiação, os únicos investimentos da Câmara Municipal direccionaram-se para as piscinas municipais e para o Teatro da Malaposta. Estamos de acordo que se beneficiem os equipamentos Municipais. Mas lembramos que eles não são os únicos no concelho onde se promovem a Cultura e o Desporto. Então e as colectividades centenárias que necessitam de obras urgentes? Então as sedes sociais? Os Polidesportivos? E o pavilhão gimnodesportivo do Município? Que lugar ocupam na política de investimentos da Câmara todas estas questões de extrema importância para o desenvolvimento e qualidade de vida da população do concelho.

Daqui se vê que a suspensão dos programas de apoio ao movimento associativo não foi o único dos males desta gestão do PS/PSD. A este temos que juntar a já referida falta de investimento nos equipamentos.

Por ultimo, uma pergunta:
Para quando a construção dos dois polidesportivos anunciados para 2006?

Odivelas 3 de Maio  de 2007