Vereadores da CDU pedem reunião com o Primeiro Ministro por causa do estado dos serviços de saúde no Concelho de Loures!

Face à grave situação na área de saúde que se vive no Concelho de Loures, os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Loures, apresentaram na reunião da Câmara Municipal  que se realizou ontem, dia 2 de agosto de 2023, uma moção instando o Sr. Presidente da Câmara a solicitar a marcação de uma reunião com carácter de urgência com o Primeiro Ministro com a participação de todos os partidos políticos de modo a expressar de viva voz as preocupações dos eleitos municipais e exigir que haja uma solução para os serviços de saúde no nosso concelho.

A Moção foi rejeitada com os votos dos vereadores do PS e do PSD.

Ao longo de vários anos temos vindo a alertar para a situação dos serviços de saúde no nosso concelho. Desde instalações degradadas e completamente inadequadas, cuja substituição por novas tem vindo paulatinamente a ser feita desde 2013, nos mandatos da CDU à frente da Câmara Municipal, à gritante falta de profissionais, desde médicos a enfermeiros, bem como auxiliares e administrativos, passando pelo encerramento de serviços hospitalares por esse mesmo motivo, a situação tem vindo a piorar ao longo do tempo, sem que se vislumbrem quaisquer tentativas efectivas para a sua resolução.

Continuamos a assistir a dezenas de pessoas sem médico de família que passam a noite à porta dos centros de saúde para obterem uma consulta, como acontece em Loures, em Unhos e em Moscavide por exemplo, sem que muitas vezes a consigam, tendo de repetir várias vezes essa espera nocturna até a conseguirem.

Diariamente constatamos a procura das urgências hospitalares por pessoas que, não tendo médico de família nem consulta de recurso, aí se deslocam de modo a poderem ter resposta aos seus problemas de saúde, levando a que muitas vezes se assistam a horas infindáveis de espera até serem atendidos. A esta procura excessiva junta-se a falta de profissionais de saúde, o que agrava ainda mais a situação.

Conhecemos casos de munícipes que esperam meses e por vezes anos de espera por uma consulta de especialidade ou uma cirurgia, mais uma vez devido à falta de profissionais.

Continuamos a assistir a uma debandada de profissionais qualificados do SNS para o sector privado, por falta de resposta deste a vários níveis, desde uma remuneração condigna e atractiva, à falta de condições de trabalho, as quais são ainda mais agravadas pela constante saída de médicos e enfermeiros.

No meio disto tudo continuamos a assistir às contradições entre as declarações e promessas do Sr. Ministro da Saúde veiculadas quer pelos órgãos de comunicação social, e a dura realidade.

Face a esta situação, os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Loures, instam o Sr. Presidente da Câmara a solicitar a marcação de uma reunião com caracter de urgência com o Sr. Primeiro Ministro com a participação de todos os partidos políticos com assento neste órgão, de modo a podermos expressar de viva voz as nossas preocupações e exigirmos que haja uma solução para os serviços de saúde no nosso concelho.

Mais uma vez a maioria PS/PSD na Câmara Municipal mostrou-se mais empenhada em defender o governo do que em agir no sentido de exigir a resolução dos problemas da população do Concelho de Loures.