Suspensão do serviço do Metropolitano com consequências negativas em Loures

Na Reunião da Câmara Municipal de Loures, realizada ontem, dia 10 de maio de 2023 os vereadores da CDU apresentaram uma moção exigindo soluções para as situações de caos e de insegurança que se têm verificado na Linha Verde do Metropolitano  e que que estão a afetar milhares de utentes oriundos do Concelho de Loures. A moção foi aprovada por unanimidade.

Moção

Suspensão do serviço do Metropolitano com consequências negativas em Loures

Os utentes do sistema de transportes públicos da cidade de Lisboa – em particular os oriundos do Concelho de Loures – têm sido confrontados desde 15 de Abril com o agravamento das dificuldades nas suas deslocações de e para Lisboa.

É a principal causa desse constrangimento o Metropolitano de Lisboa ter suspendido a circulação, até 7 de Julho, dos troços entre Telheiras e Campo Grande (Linha Verde) e entre Campo Grande e Cidade Universitária (Linha Amarela).

Esta decisão, agravada pela redução para comboios de 3 carruagens na Linha Verde, tem estado a criar uma situação de caos e insegurança, com os utentes a aglomerarem-se nos cais das estações e com as carruagens completamente cheias. As soluções de reforço do serviço da Carris anunciadas pela Câmara Municipal de Lisboa têm-se manifestado claramente insuficientes para fazer face às necessidades, sem que se vislumbre qualquer tentativa sequer de solução por parte do Metropolitano de Lisboa.

Exige-se assim uma solução urgente para os graves problemas causados pelas obras do Metropolitano de Lisboa e para a qual devem ser mobilizados todos os recursos disponíveis e envolvidos todos os operadores da cidade. A responsabilidade do Metropolitano é evidente e inquestionável.

A situação da interrupção do Metro exige pois que o Metropolitano assuma as suas responsabilidades, articulando uma solução de transportes alternativos para dar resposta às interrupções, não apenas com reforço das carreiras da Carris existentes, mas com autocarros específicos entre os troços interrompidos e com a criação de circuitos complementares aos existentes.

Exige-se que o Metropolitano encontre soluções para as situações de caos e de insegurança que se têm verificado na Linha Verde, com a circulação de apenas 3 carruagens por comboio que afetam diariamente os Munícipes de Loures que se deslocam para Lisboa e o seu inverso.

A CDU propõe, com carácter de urgência, a realização de uma reunião que envolva o Município de Loures e o Metropolitano de Lisboa com vista a discutir o quadro de soluções a implementar.

Sendo aprovada, a moção deverá ser remetida às seguintes entidades:

– Sr. Presidente da República;

– Sr. Primeiro-Ministro;

– Sr. Ministro do Ambiente e da Ação Climática;

– À Administração do Metropolitano de Lisboa;

– Sr. Ministro das Infraestruturas e da Habitação;

– Grupos Parlamentares na Assembleia da República;

– Área Metropolitana de Lisboa;

– Assembleia Municipal de Loures;

– Juntas de Freguesia e Assembleias de Freguesia do Concelho de Loures;

– Órgãos de Comunicação Social Nacionais e Locais.

Loures, 10 de Maio de 2023

Os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Loures