Metro

PS VOLTA A METER O METRO A LOURES NA GAVETA

No passado, o PS havia deixado cair a reivindicação do Metro a Loures, no entanto, com a gestão CDU na Câmara Municipal de Loures e o envolvimento da população do concelho, foi possível retomar a reivindicação da expansão do Metro e em Janeiro de 2021 alcançou-se o compromisso do Governo e do Metropolitano com o estudo e a afetação de financiamento, por via do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Depois de mais de um ano de mandato do executivo PS/PSD na Câmara, pouco ou nada foi se concretizou: apenas ouvimos o Presidente da Câmara a expressar preocupação com o financiamento deste investimento, e foi necessário esperar pela obrigatória discussão pública, promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente, para se conhecerem detalhadamente as opções que estavam a ser decididas parte das quais, não servem adequadamente as populações, comprometem investimentos municipais recentes e até desrespeitam o Plano Diretor Municipal de Loures.

COM O PS NO GOVERNO E NA CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES QUEM PERDE SÃO AS POPULAÇÕES E O CONCELHO DE LOURES

Seria de esperar que o Executivo PS tivesse a capacidade e influência política no sentido de salvaguardar os interesses e as melhores soluções para o nosso concelho e para as populações. Ao longo de mais de um ano, o que fez o PS e o presidente Ricardo Leão em relação ao Metro?

Seria de esperar que o Governo de maioria absoluta do PS e o executivo PS na Câmara Municipal de Loures fossem capazes de, em conjunto, construir a melhor solução para o concelho, ao invés de usar apenas a promessa vã, para ganhos eleitoralistas, como aconteceu com a vinda de António Costa a Loures, em Setembro de 2021 na campanha autárquica, para afiançar que o Metro a Loures iria acontecer.

Acresce que o Governo PS, pelo seu Ministro do Ambiente, vem agora justificar que o investimento que representa a obra da extensão do Metro a Loures ultrapassa os valores previstos e inscritos no PRR e que o Governo admite fasear a sua concretização.

GARANTIR AS SOLUÇÕES QUE MELHOR SIRVAM O CONCELHO E AS POPULAÇÕES PELO METRO A LOURES, MELHOR MOBILIDADE

Esta é uma infraestrutura necessária e indispensável para o concelho e para toda a Área Metropolitana de Lisboa no que respeita à mobilidade, pelo que é preciso intervir para que o projecto que hoje se conhece se compatibilize com as soluções que servem as populações e que a obra se inicie nos prazos previstos.

A CDU insta o executivo PS/PSD a diligenciar junto do Metropolitano de Lisboa o estudo das melhores soluções técnicas de traçado, mitigadoras dos impactos inerentes ao metro ligeiro de superfície que permita o acesso das populações a este meio de transporte conciliado com as preocupações manifestadas.

Precisamos das melhores soluções que respondam aos desafios da concretização deste equipamento e que assegure a melhor resposta às populações e uma melhoria da mobilidade em Loures.

Pelo Metro a Loures! Pelas soluções que sirvam as populações!