Homenagem a Alex nos 69 anos do seu assassinato pela PIDE

Nos 69 anos do seu assassinato pela PIDE, a Comissão Concelhia de Loures do PCP, promoveu hoje, dia 4 de julho, uma Homenagem a Alfredo Dinis, “Alex”, com a deposição de uma coroa de cravos vermelhos no Memorial ao “Alex” na Estrada da Bemposta, freguesia de Bucelas. Nesta homenagem participaram cerca de uma centena de militantes do PCP e activistas da CDU, entre eles o Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Loures, Presidentes de Juntas de Freguesia, eleitos pela CDU, bem como Manuela Bernardino, membro do Secretariado do Comité Central do PCP.

 

 

 

Na sua intervenção, Manuela Bernardino destacou o papel militante e a intervenção de Alfredo Dinis no combate ao fascismo, pela liberdade e por melhores condições de vida para os trabalhadores e o povo português, exemplo para a actualidade, onde a firmeza revolucionária e o desenvolvimento da luta dos trabalhadores são cruciais para a derrota da actual política de direita e para a construção de uma política patriótica e de esquerda.

 

Alfredo Dinis era um jovem de 28 anos, que foi violentamente assassinado a tiro pela PIDE, no dia 4 de Julho de 1945, em plena luz do dia, na Estrada da Bemposta (Estrada Nacional 115, ao quilómetro 71,2), quando se dirigia na sua bicicleta para um encontro em Á-das-Lebres.

 

Alfredo Dinis além de outras lutas que impulsionou, foi um dos organizadores das grandes greves de 8 e 9 de Maio de 1944, que ficaram conhecidas pela “Greve do Pão”. Alex foi um combativo militante comunista, um valoroso antifascista e um incansável construtor do Partido.