CDU Lisboa – Dez 2006 – Bairros de Lisboa têm muitos problemas

Bairros de Lisboa têm muitos problemas…
E a Câmara sem dar resposta…

Os eleitos do PCP nas Freguesias, na CML e na Assembleia Municipal têm-se distinguido por fazerem visitas sistemáticas a alguns dos bairros com maiores problemas na Cidade.

Desde o início do mandato, já foram efectuadas dezenas de visitas. Os contactos com as populações locais sucedem-se. De cada visita resulta sempre uma acção política concreta: um requerimento à CML, uma intervenção em defesa dos interesses dos cidadãos, uma moção para resolver uma situação ou uma proposta concreta levada à CML, à AML ou aos órgãos das Freguesias.

Deixamos aí alguns exemplos de visitas efectuadas ultimamente.

Quinta da Bela Flor

São muitos os problemas deste bairro. As crianças da escola estão há meses deslocadas e as estruturas locais, a junta de freguesia e a população não têm qualquer informação sobre a construção da nova escola. Uma situação a reclamar a intervenção eficaz da CML.

Bairro do Tarujo

Há prédios devolutos ocupados por toxicodependentes, uma situação que em nada traz segurança para os moradores. Há perigo de ruína e perigos para a tranquilidade da zona que deviam merecer a intervenção da CML. Uma proposta de Junho não salvaguarda o direito de realojamento dos moradores. Por isso, os vereadores do PCP votaram contra.

Vila Ferro

Prédios devolutos que não foram demolidos na altura dos realojamentos precários estão arrendados com rendas altíssimas – problemas que se acumulam aos restantes de um bairro em transformação adiada.

Bairros da Liberdade e da Serafina

Arrasta-se há demasiado tempo o processo de realojamento destas pessoas. É um assunto que urge resolver. Entretanto, as condições locais continuam a degradar-se.

Lóios e Amendoeiras

Trata-se de bairros com um problema específico: as suas casas são propriedade da Fundação D. Pedro IV, a quem foram cedidas pelo Estado. Aumentos exorbitantes e problemas de relacionamento levaram os deputados do PCP na AR, os vereadores do PCP e os seus eleitos na Assembleia a defender duas soluções: reversão dos fogos para o Estado e soluções em diálogo, com intervenção activa da CML.

Bairro da Boavista

Iluminação deficiente, transportes insuficientes e falta de equipamentos como os Correios o Mercado ou e extensão do centro de saúde – eis os problemas que em visita os moradores e os comunistas locais colocaram aos eleitos que ali se deslocaram já por várias vezes.

Alcolena e Junqueira / Santa Maria de Belém

As populações ressentem-se sobretudo da falta de policiamento que traz problemas de segurança a uma população em boa parte idosa. Mas há também questões de urbanismo, desocupação de andares e isolamento de pessoas e de locais que preocupam os moradores. Por outro lado, há os problemas da mobilidade e do trânsito que foram colocados na visita. De tudo os eleitos se fizeram eco em sessão da CML para que sejam encontradas soluções.

Casas da GNR na Ajuda e nos Prazeres

Perante a ameaça de despejos de moradores destas casas, o PCP solicitou informação concreta e requereu medidas da CML em defesa dos moradores.

Quinta do Cabrinha

A dignidade dos moradores e das estruturas sociais existentes neste bairro obriga a que se combata a propaganda da CML dizendo que está tudo bem: as insuficiências e as carências são muito grandes e as pessoas colocaram-nas aos eleitos que as visitaram.

Bairro do Calhau

As principais carências são os acessos ao bairro, faz falta o Gabinete de Saúde prometido já em 2003, há que fazer a limpeza do matagal da encosta próxima, reclama-se o ajardinamento junto da paragem dos autocarros e os pavimentos devem ser repostos ou arranjados.

Alto do Lumiar e Bairro da Cruz Vermelha

Numa visita efectuada, foram levantados os seguintes problemas principais: questões de habitação, transportes, espaços verdes, segurança, equipamentos urbanos e serviços de Saúde.

Bairro de São João de Brito

A recolha do lixo não é convenientemente efectuada, há problemas ambientais e há ratos pelas ruas… uma situação degradada que não prestigia a CML. Mas a mesma não se decide a fazer algo para melhorar a situação de quem ali mora. Por exemplo: os poucos espaços públicos existentes estão totalmente abandonados.

Bairro Fonsecas e Calçada / Campo Grande

A escola precisa de intervenção urgente, o parque infantil está degradado e há uma manifesta falta de limpeza junto do polidesportivo do Clube local, o qual precisa de urgentes obras de conservação e manutenção. Há também questões relativas a trânsito e segurança rodoviária.

Outras visitas locais

Os eleitos da CDU continuam a efectuar visitas locais para contacto com as populações e as suas realidades:

Outros bairros da Cidade – Eleitos do PCP na Câmara, Assembleia Municipal e Freguesias visitaram ainda outros bairros, como a Vila Amarante e Vila Silva, a Vila Pinto e o Páteo dos Cereeiros, onde contactaram com as populações e ouviram as suas reclamações.

Oficinas Municipais

Este Departamento da CML tem muitos problemas de funcionamento. Os eleitos da CDU visitaram as Oficinas e os trabalhadores e constataram isso mesmo. Falta de material, fardamentos e deficiente fornecimento de peças, consumíveis e combustíveis são algumas das questões detectadas.

Piscinas Municipais

Há piscinas em mau estado por falta de obras de conservação. Os eleitos da CDU visitaram as do Campo Grande, Areeiro e Olivais.

Escolas

Os eleitos municipais e das freguesias têm efectuado visitas a várias escolas neste início de ano lectivo. Por todo o lado encontram numerosos problemas que os pais e as famílias conhecem bem, tal como os professores. Esses problemas são depois encaminhados sob a forma legal de requerimento à Presidência da CML, a fim de serem tomadas medidas de resolução.