No passado dia 11 de Maio de 2017, os Vereadores do PCP, na reunião privada da CML, questionaram o executivo sobre o prédio degradado na Rua de Alcântara, nº 21 com elementos a cair da fachada que colocam em risco pessoas e bens, sobre qual o conhecimento que a Câmara tem do que está acontecer na Orquestra Metropolitana de Lisboa onde prosseguem os cortes salariais, embora só tenha sido proposto 20% em dois anos e depois voltariam ao normal, neste momento ainda continua a ser de 5% e a única alternativa que dão aos trabalhadores é de deixar de existir orquestra e ficarem sem o posto de trabalho.
Relativamente ao anúncio feito sobre a extensão do Metro, a opção em circular não é vantajosa tendo em conta a informação que existe relativamente a esta solução testada noutros países pois provoca mais desgaste do material circulante. Ainda relativamente ao Metro, deveria ter-se tido em conta a extensão a zonas populosas e pouco servidas por transportes.
Referiram ainda que receberam um convite, único momento em que tiveram conhecimento desta iniciativa, para uma conferência organizada pela CML sobre a Reforma Administrativa e que a pretende sufragar. O PCP tem uma opinião muito critica relativamente a esta reforma que afastou o poder local das pessoas e há uma série de questões que o PCP não acompanha relativamente aos espaços verdes, limpeza de ruas, etc.
De seguida, apresentaram três Requerimentos (Penha de França, Vila Pimenta e Rua de São Lázaro): 1. numa visita recente à freguesia da Penha de França constatou-se que a ligação pedonal que liga a Travessa da Amorosa à Rua Gualdim Pais, uma intervenção recente, tem o pavimento abatido após deslizamento de terras; constatou-se o mau estado do pavimento da Rua do Cruzado Osberno junto à Estrada de Chelas, placas levantadas que podem provocar quedas; o terreno abandonado em frente da Igreja de São Francisco de Assis que liga ao Alto do Varejão, numa zona que carece de estacionamento e de zonas verdes; o mau estado do arruamento que liga a Calçada das Lajes à Praceta do Alto do Varejão; qual o ponto de situação do Plano de Pormenor da Calçada das Lajes; 2. em visita à Vila Pimenta, Freguesia de Santa Clara, constatou-se a existência de muitas casas degradadas, sabe-se que já houve uma vistoria da CML e pretende-se saber o que está previsto para acautelar a segurança e a habitação destas famílias; 3. relativamente à visita efectuada aos lojistas da Rua de São Lázaro, inquilinos da CML e onde se prevê a instalação do programa renda acessível, ouviram-se queixas relativamente à forma como a CML tem tratado desta questão, há um estofador que já recebeu ordem de despejo em Julho.