tapada das necessidades

Reabilitar a Tapada das Necessidades – Ouvir a população

tapada das necessidadesOs eleitos da CDU defendem a reabilitação da Tapada das Necessidades há muitos anos, tendo a sua intervenção atravessado vários mandatos.
Desde que se iniciou o processo que veio culminar na proposta apresentada na CML em 14.11.2019 (proposta 788/2019), sobre a Reabilitação da Tapada das Necessidades, os eleitos do PCP sempre se opuseram a esta solução.

A proposta foi aprovada com os votos favoráveis

do PS, PSD.

Consta na aprovação o pedido de licenciamento para obras de construção, alteração e ampliação, no âmbito do “Projecto de Reabilitação para a Concessão e Exploração do Conjunto de Edifícios Existentes na Tapada das Necessidades”.

O que está em causa com esta proposta é a alienação de património municipal de elevado valor histórico e cultural de referência para a cidade.
Está igualmente em causa a demolição de alguns espaços, como a parte central do antigo Jardim Zoológico e diversos edifícios do topo norte da Tapada e a construção de edifícios para concessão, como um quiosque com esplanada, um parque infantil, instalações sanitárias, restaurantes e um edifício multiusos, onde se prevê um auditório.

É incontestável que a Tapada das Necessidades, devido à degradação a que foi votada, necessita de ser reabilitada, o que há muito é reivindicado pela população e pelos eleitos da CDU, mas não da forma como a Câmara pretende realizar esta recuperação.

Por essa razão o PCP apresentou na Assembleia Municipal de Lisboa (em 26.11.2019) uma Recomendação em defesa da Tapada das Necessidades – Revogação da Concessão, lamentavelmente rejeitada pelo PS,PSD,CDS em conjunto com outras forças políticas.

A concessão à empresa Banana Café poderá vir a afectar profundamente as suas características, além de entregar a construção de novos equipamentos a privados.

Acresce, ainda, o facto de todo o processo agora consumado ter sido conduzido sem a participação e envolvimento da população residente e principal utilizadora daquele espaço.

Os eleitos da CDU entendem que deveria ser elaborado, pelos serviços municipais, um projeto de recuperação, conservação e manutenção da Tapada das Necessidades, que resulte de um processo com a devida participação e envolvimento da população, da Junta de Freguesia da Estrela e de associações de defesa do ambiente e do património e que salvaguarde o acesso e usufruto públicos a este espaço histórico de Lisboa.