21699

Os vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa defendem a continuidade da Linha de apoio psicológico do SNS 24

21699Este programa consistiu na criação de uma linha de apoio psicológico que conta com 63 profissionais e tem a capacidade para receber 700 chamadas por dia que está previsto funcionar até ao dia 31 de Julho de 2020.Esta linha de apoio, em casos de risco, efetua a articulação com o INEM, existindo também um sistema de monotorização 24h depois da primeira chamada.
Este programa destina-se a auxiliar na gestão de emoções em situação de crise, promover a

resiliência psicológica e contribuir para diminuir a probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental, aumentando o sentimento de segurança, podendo orientar a população para outras entidades de apoio, em caso de necessidade.
Com o prolongamento das medidas restritivas e a manutenção da situação de confinamento e o aumento da taxa de desemprego, é expectável o aumento de problemas de saúde mental.

A moção apresentada pelos vereadores do PCP, aprovada por unanimidade, deliberou instar o Governo a assegurar a continuidade da linha de apoio psicológico do SNS 24, pelo menos, até ao fim do ano de 2020, de forma a garantir o acompanhamento da população, de forma a diminuir e atenuar problemas de saúde mental.

Consulte a Moção