As duas propostas apresentadas hoje em reunião de CML pelos vereadores do PCP, aprovadas por unanimidade, embora com dois propósitos distintos, têm o princípio comum de valorizar a cidade, a sua história, o seu património e cultura, a educação e o desporto, contribuindo para sua democratização e acesso.
Os Moinhos de Vento constituem elementos patrimoniais de inegável importância para a
cidade e devem assumir um lugar particular na história de Lisboa. A proposta aprovada por unanimidade visa a definição e a implementação de uma Operação Integrada de Recuperação, qualificação e valorização Social, Cultural e Urbanística dos Moinhos de Vento da Cidade de Lisboa (Património Molinológico).
A política desportiva deve dar resposta ao imperativo constitucional do “direito ao desporto”, como meio de valorização humana, factor de desenvolvimento da personalidade e democratização da vida social. A proposta aprovada, enquadra-se neste princípio, tendo sido deliberado a construção ou adaptação de um Pavilhão Desportivo Inclusivo e medidas de apoio ao desporto adaptado.
Lisboa Capital Europeia do Desporto 2021 deverá deixar também uma marca significativa para a promoção do acesso à prática desportiva que permita concretizar os direitos das pessoas com deficiência.
A concretização destas duas propostas irá reforçar o direito à cidade que os vereadores do PCP têm vindo a defender.
Consulte as Propostas