Higiene Urbana 1

Pela restituição de um serviço de limpeza e higiene urbana inteiramente municipal

Higiene Urbana 1Perante a situação caótica ao nível da recolha do lixo na cidade de Lisboa, o Grupo Municipal do PCP irá apresentar amanhã uma recomendação (em anexo), que será debatida e votada na Assembleia Municipal, defendendo a restituição de um serviço de limpeza e higiene urbana inteiramente municipal.

 

Nos últimos meses, quem mora, trabalha ou visita a cidade, confronta-se todos os dias com os vários problemas sentidos no que se refere à limpeza da cidade, resultantes das políticas seguidas por PS e PSD na gestão do município.

 

Desde a reforma administrativa, feita em 2012 por PS e PSD, que segmentou e desarticulou os serviços do Município, atirando competências para as juntas de freguesia, que se sucedem os problemas com a limpeza e higiene urbana em Lisboa.

 

Falta de operacionais e de meios, desinvestimento, descoordenação dos serviços, falta de articulação entre Câmara e juntas, falta de meios das juntas de freguesia, têm marcado a realidade da cidade nos últimos anos. 

 

Isto deve-se, em primeiro lugar, à falta de trabalhadores da CML nesta área, além da existência de problemas com outros meios materiais de que são exemplo as viaturas da recolha do lixo. 

 

O anúncio, a semana passada, do Presidente Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, sobre a assinatura entre o Município de Lisboa e as 24 Juntas de Freguesia, dos Contratos de delegação de competências e dos Contratos interadministrativos de cooperação, não deve deixar os Lisboetas descansados, pois os “Novos Tempos”, estão a insistir numa velha receita do anterior executivo PS/BE, que já provou que não resolve os problemas da limpeza da cidade. 

 

Para os eleitos do PCP,  urge revogar o modelo de gestão preconizado pela Reforma Administrativa, que se mostra incapaz de responder às necessidades da população. Esta revogação deverá ser o ponto de partida para a contratação, pela CML, de mais trabalhadores e que esta área seja considerada estruturante para que a CML reassuma as suas responsabilidades voltando a prestar um serviço público de qualidade aos seus munícipes e visitantes e estabilidade e direitos laborais aos seus trabalhadores. 

 

Consulte aqui a recomendação