debateaeroporto202112

CDU debate – «Porque é que o aeroporto precisa sair da Portela?»

debateaeroporto202112Foi com este tema que a CDU Lisboa realizou um debate, no passado dia 15 de dezembro, no auditório da Junta de Freguesia de Alvalade. João Ferreira, vereador na Câmara Municipal de Lisboa e candidato às próximas Eleições Legislativas falou sobre o fardo que a cidade tem suportado e que, quem escolheu a solução Portela+Montijo, quer que continue a suportar. Referiu ainda os impactos ambientais que correm o risco de serem agravados caso a expansão do aeroporto seja concretizada.

Bruno Dias, actual deputado à Assembleia da República e também candidato, falou sobre o histórico das opções tomadas e das razões economicistas que prevalecem sobre o interesse público, nomeadamente a maximização do lucro pela multinacional Vinci. Salientou ainda que a privatização da ANA retirou-nos a possibilidade da escolha da solução mais consensual de criar o novo aeroporto no campo de tiro de Alcochete, que encerraria o aeroporto da Portela e libertaria os terrenos.

Moradores de várias freguesias da cidade contaram algumas histórias e de como têm acompanhado todo o longo processo de escolha do novo aeroporto. Conversas interrompidas na rua, sossego dos moradores e estudantes e também o facto da rota usual de aterragem sobrevoar grande parte da cidade, incluindo arquivos importantíssimos para o país, como são a Biblioteca Nacional e a Torre do Tombo.

Activistas da Plataforma Cívica “Aeroporto na BA6?: NÃO! também presentes, denunciaram o que tem sido uma operação de dissimulação sobre os inconvenientes de manter o aeroporto na cidade e da opção Montijo.O tema da segurança também foi colocado por um investigador, demonstrando que o muito baixo risco de acidente aéreo se torna, na verdade, uma ocorrência provável ao fim de décadas de operação com alta capacidade.

No final, ficou a certeza de que a saída do aeroporto é uma necessidade premente e que a CDU vai continuar a sua defesa em todas as esferas de intervenção. A CDU é a única força política que se tem batido, coerentemente e insistentemente, pelo fim dos voos nocturnos, a saída do aeroporto da Portela e um amplo debate sobre o futuro dos terrenos.