Aprovada por unanimidade moção sobre o aeroporto

Foi aprovada por unanimidade, na reunião pública da CML, no dia 25 de setembro, uma Moção que tem por base a proposta do PCP e que deliberou uma tomada de posição sobre o aeroporto de Lisboa.

Desta moção, destacamos os seguintes pontos:

• Afirmar a necessidade de reduzir o número de movimentos por hora e recusar liminarmente qualquer aumento da capacidade aeroportuária do AHD, atendendo aos impactos negativos muito significativos sobre a cidade de Lisboa, que já hoje são sentidos pela população, nomeadamente ao nível da saúde pública, da segurança e do ambiente;
  • Advogar o encerramento definitivo do AHD tão rapidamente quanto possível, devendo este manter-se em funcionamento apenas o tempo mínimo imprescindível até à entrada em funcionamento do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) nos terrenos do Campo de Tiro de Alcochete;
  • Considerar que o NAL deve ser construído e entrar em funcionamento o mais rapidamente possível, tendo em conta que o ocorrido em outros casos internacionais comparáveis permite apontar para um horizonte temporal de construção e entrada em funcionamento inferior ao anunciado pelo Governo;
  • Defender a necessidade de eliminação dos voos noturnos;
  • Concluir que os impactos negativos da operação aeroportuária se repercutem com grande intensidade – na saúde, na qualidade vida e no bem-estar – sobre um conjunto muito significativo de pessoas que residem e trabalham em Lisboa, expostos a um somatório variado de riscos – exposição à emissão de partículas pelos aviões, emissão de CO2 e outros gases poluentes, exposição ao ruído, para lá das recomendações da OMS, com impacto ao nível cardiovascular e mental, impedindo que famílias consigam descansar no período noturno, e obrigando a que serviços públicos e atividades científicas, económicas, sociais sejam permanentemente perturbadas e interrompidas;

Veja o video e consulte abaixo a moção aprovada: