No passado domingo, dia 29 de Junho, realizou-se um almoço CDU de solidariedade com Cuba, no Centro de Trabalho do PCP em Alcântara. Estiveram presentes Laura Martínez e Ariel Montenegro, representantes da Embaixada de Cuba em Portugal, João Terreiro e outros membros da Associação de Amizade Portugal-Cuba.
A CDU expressa a sua resoluta solidariedade com Cuba, o povo cubano, o seu Governo e a sua Revolução, que são alvo da inaceitável e criminosa política de ingerência, desestabilização e bloqueio do imperialismo norte-americano.
Sublinhamos o exemplo de coragem e dignidade que Cuba representa.
É necessário pôr fim ao bloqueio imposto contra o povo cubano, a retirada de Cuba da ilegítima e arbitrária lista dos EUA de “estados patrocinadores do terrorismo” e o fim da sua sistemática acção de desestabilização visando Cuba, assim como de todas as outras medidas coercivas e com efeito extraterritorial impostas pelos EUA a Cuba, em violação dos princípios da Carta das Nações Unidas e do direito internacional .
Exigimos o respeito da soberania e independência de Cuba, do direito do seu povo a decidir soberanamente o seu caminho de desenvolvimento e de progresso social.
Apelamos a todos os camaradas e amigos que contribuam para esta campanha de solidariedade que está a ser dinamizada pela Associação de Amizade Portugal-Cuba e pelas restantes entidades promotoras.
Por Cuba! Fim ao Bloqueio!