𝐁𝐞𝐧𝐟𝐢𝐜𝐚: 𝟒𝟎 𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐚 𝐦𝐨𝐫𝐭𝐞 𝐝𝐞 A𝐫𝐲 𝐝𝐨𝐬 S𝐚𝐧𝐭𝐨𝐬

No dia 18 de Janeiro, passaram 40 anos sobre a sua morte do camarada José Carlos Ary dos Santos.

Na rua José Carlos Ary dos Santos em Benfica, assinalou-se pendurando pancartas com partes do poema As Portas que Abril Abriu.

Como referiu José Casanova quando passavam 20 anos sobre a sua morte:

José Carlos Ary dos Santos é o exemplo do intelectual que tomou partido, que fez a sua opção política e de classe; que soube encontrar e conquistar o seu posto de militante; que aprendeu e ensinou que o partido que temos é melhor; que integrou em pleno o grande movimento revolucionário de massas que transformou, em determinado momento, a face do nosso País; que percebeu a importância decisiva da unidade e da coesão partidárias, sempre, mas de forma particular nos momentos mais difíceis, nos momentos em que cerrar fileiras é condição da condição de comunista; (…) Zé Carlos participou na luta política, através de uma intervenção militante intensa e contínua, utilizando as armas de que dispunha: o seu talento, grande grande; a sua imensa capacidade de, através da poesia e com uma notável sensibilidade política, dizer em cada momento, com rigor cirúrgico, as palavras necessárias; a sua identificação profunda com os anseios e as aspirações dos trabalhadores e do povo.