CDU: única força com a vontade, a implantação e a capacidade de resistir à política de direita

Terminado o apuramento dos resultados eleitorais no concelho de Vila Franca de Xira, a CDU mantém-se como a segunda força política, aumentando o seu número de votos (+99) na eleição para a Câmara Municipal, mantendo o mesmo número de vereadores (3), enquanto que o PS com 5 é a força maioritária e a Coligação Novo Rumo com 3 vereadores completa o executivo camarário.

 

Grande nota de destaque para a perda da maioria absoluta do PS na Câmara, para a qual a CDU contribuiu decisivamente, que poderá criar condições para a inversão de muitas das políticas gravosas que o PS levou a cabo sem ascultução das populações e da oposição.

Na Assembleia Municipal a CDU reforçou a sua posição passando de 8 deputados municipais para 9, o PS mantém-se como força maioritária passando de 12 para 14, e a Coligação Novo Rumo e o Bloco de Esquerda, elegem 8 e 2 deputados, respectivamente. A CDU consegue também um aumento da sua votação (+ 407 votos).

Nas freguesias a grande nota de destaque vai para a vitória da CDU na Castanheira do Ribatejo (com maioria absoluta) e Vialonga, onde o trabalho efectuado pela CDU foi reconhecido de forma clara pelas populações.A CDU contribuiu ainda decisivamente para a perda da maioria absoluta do PS na freguesia de Vila Franca de Xira e afirmou-se claramente como a segunda força política no concelho, apesar da perda de votos e de 3 mandatos (46 para 43).

Frente aos partidos da política de direita (PS, PSD e PP), e às suas políticas lesivas dos interesses dos trabalhadores e das populações, a CDU afirma-se nesta eleições como a única força onde convergem a vontade de combater a política de direita, e a implantação e capacidade de travar esse combate. Os 453 eleitos da CDU no Distrito de Lisboa constituirão um elemento mais na luta pela construção de uma vida melhor, pela necessária ruptura com a política de direita.