No passado dia 18 de setembro, fomos recebidos pela FAPXIRA numa reunião prolongada onde debatemos muitas perspectivas comuns no que respeita à educação no nosso concelho.
É inconcebível assegurar serviços educativos do pré-escolar e do primeiro ciclo através de contratos temporários e precários atribuídos a trabalhadores desempregados, quando se tratam de funções que requerem permanência e experiência acumulada e valorizada.
É uma prioridade absoluta ter uma carta educativa actualizada (a última revisão do documento é de 2006)! Sem este documento é impossível adequar a oferta às reais necessidades das famílias e priorizar investimentos.
É incrível que a Câmara ainda não tenha implementado o alargamento do horário de CAF para 19 horas, aprovado em reunião de câmara conforme proposta da CDU (embora o PS tenha votado contra) numa altura em que cada vez mais as famílias precisam de contar com este apoio.
Uma coisa é certa, para a CDU o ensino tem que ser PÚBLICO, GRATUITO E DE QUALIDADE! E todos os nossos esforços se baseiam neste objectivo central.