Na sequência das preocupações sentidas pelos produtores resultantes do escaldão de agosto e das doenças que afetaram as colheitas, sobretudo fogo bacteriano, Duarte Alves, Deputado do PCP esteve no concelho do Cadaval. A visita foi acompanhada por eleitos locais e dirigentes do PCP.
As reuniões com a Direção da ANP e da COOPVAL confirmaram as razões da necessidade de uma intervenção na Assembleia da República, procurando responder a dois problemas sentidos: recuperação do potencial produtivo e recuperação do rendimento.
Para o PCP, urge apoiar a produção e os produtores considerando que, os próprios seguros do INFAP (Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. – IFAP) não cobrem a situação climática extrema vivida em agosto. Além disso, de modo a combater as pragas e fundos, o PCP volta a insistir na necessidade de se apostar na investigação para a prevenção e tratamento de doenças e fungos que afetam as pereiras.
O desinvestimento crónico na investigação por parte do Estado, o desmantelamento de serviços do Ministério da Agricultura e a apatia do Ministério da Agricultura perante esta situação merecem a crítica e a denúncia do PCP.
Não obstante problemas mais gerais como o acesso a água e os impactes das alterações climáticas, importa, desde já, tomar medidas para colmatar as quebras de produção da presente colheita superiores a 40%.
O Deputado do PCP Duarte Alves irá intervir sobre este tema na Assembleia da República