Trabalhadores da Empresa IBERLIM em Greve!

iberlim.jpg

Hoje, dia 8 de Maio, os trabalhadores da empresa IBERLIM (Grupo Trivalor), que efectua a limpeza dos Hospitais de São José, Capuchos e Santa Marta, estão a realizar um jornada de luta com 24 horas de greve e concentração junto às instalações da empresa. O objectivo desta luta é combater a discriminação salarial entre trabalhadores que desempenham a mesma a função, as violações da Lei e do CCT praticadas pela IBERLIM e pelo cumprimento dos direitos existentes.

Estas lutas têm, concretamente, os seguintes objectivos:

Por um salário de 470 € para todos os trabalhadores, com efeitos retroactivos a 01/11/2008, sem discriminação;

Pelos direitos existentes que a empresa viola;

Pela reposição de descontos salariais indevidos;

Pelo diálogo social!

Esta greve pode, eventualmente trazer alguns problemas em relação a manutenção da higiene hospitalar. Contudo, a única responsável pela situação é a IBERLIM que não respeita a lei, nomeadamente a Constituição da República, que proíbe a discriminação salarial entre trabalhadores que desempenham idênticas funções. O STAD afirma que a situação de manutenção da higiene hospitalar está assegurada e sabe que os trabalhadores de limpeza têm a compreensão e solidariedade da população, em especial, a hospitalar.

No momento em que esta notícia foi escrita existia uma adesão à greve de 85% num universo de cerca de 600 trabalhadores abrangidos pelo pré-aviso de greve. De referir também que a empresa não acatou os serviços mínimos estabelecidos pelo sindicato.